17 de junho, 2ª Feira, 11ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de junho, 2ª Feira da 11ª Semana do Tempo Comum.

-Não retribuir os atos de violência com outro ato de violência. Quem procede assim, se vinga, mas não obtém a paz nem o fim da violência. Isso vale para todos e em qualquer situação, desde os atos mais irrelevantes, que ocorrem no dia a dia de nossa vida, e que nos aborrecem, até os mais catastróficos, que chocam o mundo. Todos precisam ser interrompidos pelo amor e pelo perdão. A lei do olho por olho é a lei da vingança, mas Jesus pede que não nos vinguemos. A vingança não é algo de Deus. A vingança é se igualar, ou proceder pior que o outro. Oferecer a face direita a quem esbofeteou a face esquerda não é algo fácil de fazer. Somente os grandes, as pessoas de Deus, conseguem tais atos. Peça ao Senhor que lhe conceda a imensa graça de proceder com amor e misericórdia para com quem te afendeu.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 38 a 42.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".

– Jesus pede que sejamos pessoas cuja justiça ultrapasse a justiça das leis humanas. Assim sendo, não devemos entrar no jogo dos maldosos, para não nos igualarmos a eles com atitudes semelhantes. Quem paga o mal com o mal se iguala no nível da maldade e em nada difere daquele que praticou o mal primeiro. Por isso, Jesus recomenda pagar o mal com o bem. Quando agimos assim, rompemos o ciclo da maldade, colocando nela um ponto final. Somente os que têm fé agem dessa maneira. Dar a outra face significa não retribuir o mal que o outro praticou contra nós. Dar também o manto quando alguém quer tomar a túnica é mais que uma atitude de não resistência, é um gesto nobre, de profunda bondade, que leva ao extremo o ato de amar o próximo. Converse com Deus sobre suas dificuldades de perdoar e ser misericordiosa(o).

– Você é vingativa(o)? O que faz para superar o ímpeto vingativo que todos nós temos? Você pede a Deus que lhe ajude perdoar, trazendo a misericórdia ao próximo, pagando o mal com o bem? Como discípula(o) de Jesus você está disposta(o) a seguir as orientações de Jesus de não vingança?

– “... ao que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra!”Isto significa não trazer atitude de vingança em nosso coração. Vivamos, nos pede Jesus, o amor e a misericórdia, interrompendo o ciclo da violência. Diz o poema Vingança de José Roque:

Sentimento ruins inundam ser
Vingar-me muito, eu estou a querer
E até bem justo isso pode parecer
Mas o melhor mesmo é só esquecer

A vingança é como doce a se desejar
Pois, pode parecer a nossa ira aplacar
Então ficamos tentados a nos vingar
Mas pensando bem é melhor perdoar

Perdoar a ignorância e o desconhecimento
Daquela alma desgraçada que no momento
É a única causadora de todo seu sofrimento
Esquecer e só apaga-la do teu pensamento.

Deixar todos esses sentimentos a te afligir
Mesmo que isso muito e ti, poderá exigir
Mas o melhor mesmo é na paz prosseguir
E deixar o mal por si só poder se extinguir.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que no seu coração exista somente amor e misericórdia; que não seja jamais manchado pela vingança que gera de forma interminável o ciclo da violência, da maldade, negando o reinado de Jesus.

– “ SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”