Você está em:

17 de julho, 4ª feira, Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de julho, 4ª feira, Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires.

- É preciso ser “pequenino” para acolher o dom das maravilhas do Pai, reveladas pelo Filho. Ele, Cristo Jesus, se fez pequeno, esvaziou-se de si mesmo e entregou-se confiante nas mãos do seu Pai. Se fez humilde, manso, completamente disponível a realizar a sua vontade. No evangelho de hoje Jesus toma a palavra para ressaltar a humildade e a simplicidade necessárias para todos aqueles aos quais seus milagres são dirigidos. Jesus louva ao Pai pelo seu modo de revelar-se e porque se revela aos mais simples e humildes de coração. Abra seu coração para acolher a Palavra de Deus.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 11, versículos de 25 a 27.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai,
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

- Os grandes e sábios não conseguem decifrar o mistério do Reino dos Céus. Estão “cegos” pela própria autossuficiência. Não é uma questão intelectual ou de raciocínio. É acolhimento de uma pessoa. Os pequenos, despojados de tudo, estavam abertos à novidade do Reino anunciado por Jesus. Os pobres acolhem Jesus mesmo sem compreender totalmente o alcance da sua identidade.

- Jesus nos diz que é preciso abrir o coração com humildade e simplicidade, sem reservas, sem dúvidas, sem soberba. É assim, de modo claro e apaixonado por aqueles que Ele escolheu para si, que Jesus fala com você hoje. De modo particular o que Ele fala ao seu coração? O que poderia te ajudar a ser mais humilde? A ser mais atento aos sinais de Jesus que apontam para o Pai? A que você pode se desapegar a fim de ser mais livre e consequentemente mais disponível a Jesus?

– Disse Jesus: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. A intimidade diária com o Pai através da nossa oração pessoal, é um modo de estarmos em conexão amorosa com a boa novidade do Reino dos Céus anunciada por Jesus. Ele nos chama de amigos e não escravos. Amigos de Jesus e Filhos e Filhas muito amados pelo Pai. Essa convivência vai aos poucos transformando a sociedade, pois a relação com Jesus nos estimula a termos os mesmos sentimentos e atitudes dele: solidariedade, compaixão, abandono do discurso de ódio e a rejeição de todo egoísmo e individualismo. É um processo de doação de si, como fez o Beato Inácio de Azevedo e seus companheiros, mártires que celebramos hoje.

- O Reino de Deus pertence àqueles que se confiam inteiramente a Jesus. Nesta oração, peça a Jesus a graça da verdadeira simplicidade de coração, peça o auxílio do Espírito Santo para que essa Palavra seja acolhida com humildade por você. Permita que Ele mesmo suscite por meio de lembranças, todas as áreas da sua vida que precisam ser transformadas, sobretudo, seus pensamentos e a sua disposição em acolher a Palavra de Deus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH