Você está em:

17 de fevereiro, 5ª feira da 6ª semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de fevereiro, quinta-feira da 6ª semana do Tempo Comum

- “E vós, quem dizeis que eu sou?” Estamos no Tempo Comum. É a oportunidade que temos de experimentar Jesus no dia a dia. Indo com ele para os diversos lugares e trazê-lo para perto de nós. Fundamental é saber quem Ele é e somente podemos dizer pela convivência com o Senhor. Peça ao Senhor a graça de ser próximo a Ele, de experimentá-lo na simplicidade do teu dia, nas tuas vivências, sofrimentos e alegrias.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 8, versículos 27 a 33:

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

- Jesus foi confundido com outras pessoas, importantes a seu tempo, mas que não eram ele, o Filho bem amado do Pai. Mas os seus discípulos, aqueles mais próximos que ele chamou para junto de si, não podiam confundi-lo. Acertaram, ele é o Messias! Mas não glorioso, e sim sofredor, humilde e obediente ao projeto do Pai. Converse com Deus sobre teu desejo de conhecer Jesus cada vez mais e se abrir, mesmo no sofrimento, à graça de ir aonde quer que ele vá, mesmo passando pela morte que é entrega de amor filial.

- Quem é Jesus para você? O que ele significa para tua vida? Buscas as glórias e honrarias deste mundo ou o caminho de Deus que passa pela cruz e oferta do dom de si?

- “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Sejas fiel ao caminho de Deus. É de sofrimento e de cruz. Mas se abre para a vida nova. Pensas como Deus e sê generoso na tua entrega. Veja o que nos diz o jesuíta Pe. Benjamin González Buelta em um trecho do seu poema Cruz:

Existe a cruz livre
a que escolho
aquela da qual não fujo.
Mas uma vez nela pregado
já não posso descer
quando quero.
Entregam-se
os projetos aos cravos
a fantasia aos espinhos
o nome aos rumores
os lábios ao vinagre
e os bens à partilha.
Aqui a cruz se chama
fidelidade ao amor no amor,
que é canto e fortaleza
ressuscitando pela ferida.

- Termina tua oração dando graças a Deus pela sua disposição em ser verdadeiro discípulo de Jesus! Adentra cada vez mais na experiência dele. Descubra quem ele é a cada dia da tua vida. Não sejas traidor do projeto de Deus. Mas sejas solidário ao teu Senhor.

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre, Amém!

Ícone Arquidiocese de BH