Você está em:

17 de agosto, Sábado, 19ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de agosto, sábado da 19ª Semana do Tempo Comum.

- No evangelho de hoje, são as crianças que se aproximam de Jesus, certamente não faltaram risos, algazarras, a alegria, liberdade... próprias da vitalidade infantil. Características essas, que nem sempre são bem acolhidas por alguns adultos. Os discípulos são advertidos, por Jesus, para não impedir as crianças de se aproximarem dele, pois para Ele, os pequenos são tem prioridade no Reino.
Peça a Senhor a graça de se manter sempre próximo e abrir caminho das pessoas até Jesus, a começar pelos pequenos, os humildes, os mais simples.

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 19, versículos 13 a 15
Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam.
Então Jesus disse:
"Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus".
E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

- Certamente as mães e pais que ouviram falar de Jesus, desejaram que seus pequenos se aproximassem e fossem por Ele abençoadas. Embora as mulheres e crianças não tivessem visibilidade, provavelmente, por verem as ações de Jesus com outros grupos menosprezados e excluídos, ousaram tal aproximação. Os discípulos, possivelmente atordoados com a alegre agitação, próprias das crianças, as repreendiam. Jesus atento a tudo, não perde a oportunidade de instruir os discípulos, alerta para não impedirem as crianças de se aproximarem dele. Em seguida, diz que o Reino a elas pertence e impõe as mãos sobre elas. A proximidade passa pelo toque, pelo afago, é acolhedora, carinhosa, coloca os pequenos em evidência. Agradeça ao Senhor, a graça do seu amor, da sua imensa bondade de acolher a cada um, a começar pelos pequenos.

- O que essa cena provoca em você? Qual experiência Jesus terá vivenciado junto às crianças? O que Ele quis ensinar aos discípulos com esses gestos? Quais características, das crianças, você considera que precisa recuperar para se aproximar mais de Jesus e do Reino? Tem levado as pessoas ao encontro de Jesus?

– "Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus". Aproximar de Jesus e também do Reino com o coração como o de uma criança, é requisito importante para saborear ambas, preciosas e imprescindíveis belezas. Escute um fragmento de “Amigo do Sol, Amigo da Lua”, uma Canção de Benito di Paula e Rodrigo Vellozo, que nos recorda a beleza e a delícia de experimentar a vida como uma criança:

“Ê eu, criança presa em brinquedos de trapaças
Quase sem história pra contar
Você, criança tão liberta, me tire dessa peça
E assim, ter história pra contar

Estrela que brilha em meu peito
E me leva pro céu
Em cantos, cantigas, canções de ninar
Me deixa no galho, no galho da lua
No charme do sol, pra me despertar

Vem amigo, nadar nos rios
Vem amigo, plantar mais lírios
No vale, no mato e no mundo
Vamos brincar”

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, a graça de resgatar no mais profundo do seu ser, o jeito da criança interior, que busca com alegria, liberdade e muito amor, se aproximar de Jesus e acolher a presença do Reino de Deus.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH