16 de março, 4ª feira da 2ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 16 de março, 4ª feira da 2ª Semana da Quaresma.

-O evangelho de hoje nos ajuda a descobrir que o único poder que Jesus tem é o de amar ao extremo, colocando seu poder a serviço da humanidade sofrida e necessitada de salvação. É comum que os cristãos ao primeiro sinal de dificuldade, reclamem, murmurem ou queiram deixar a missão. Jesus nos alerta que a cruz é inerente a missão. Peça ao Senhor que te ajude a viver o amor serviço, colocando sua vida a serviço do Reino de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 20, versículos 17 a 28.

Naquele tempo: Enquanto Jesus subia para Jerusalém,
ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes:
'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue
aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte,
e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo.
Mas no terceiro dia ressuscitará.' A mãe dos filhos de Zebedeu
aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.
Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos
se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.'
Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo.
Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?'
Eles responderam: 'Podemos.'
Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim
conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares
àqueles para os quais ele os preparou.'
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos.
Jesus, porém, chamou-os, e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações
têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim.
Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;
quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida
como resgate em favor de muitos.'

- Além de lembrar que a cruz é parte do caminho de quem o segue, Jesus ressalta, neste evangelho, que ser seu discípulo não é buscar pelos lugares mais importantes. Isso acontece quando confundimos missão com privilégio. Passamos a acreditar que merecemos os melhores lugares, os maiores elogios porque seguimos Jesus. Na verdade, esses dois equívocos devem ser retirados de nossa caminhada de fé. Mesmo aqueles que caminhavam lado a lado com Jesus possuíam equívocos em sua experiência. Peça ao Senhor que ajude servir sempre e não buscar ser servido pelos outros.

- Você já consegue perceber que o cristianismo é muito mais do quer falar de Jesus? Entendeu que é uma realidade que implica toda a nossa vida e mexe inteiramente com nosso ser?
Será que, à semelhança daqueles discípulos você tem tentando fugir do compromisso árduo, ignorar a cruz? Ou será que o evangelho denunciou em você a inclinação por cristianismo de primeiros lugares?
- Disse Jesus: “Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”. Amar é dar-se. Diz assim uma música que cantamos em nossas comunidades cristãs:
Quem perde a sua vida por mim a encontrará, a encontrará, a encontrará
Quem deixa seu pai por mim, sua mãe por mim, me encontrará, me encontrará
Não tenhas medo, não tenhas medo, eu estou aqui, eu estou aqui
Quem deixa sua terra por mim, seus bens por mim, seus filhos por mim, me encontrará
Não tenhas medo, eu conheço aqueles que elegi, aqueles que elegi.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que o ajude a amar e servir.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.