Você está em:

16 de junho, 11º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 16 de junho, 11º Domingo do Tempo Comum

-No Evangelho de hoje Jesus compara o Reino de Deus com o plantio de uma semente. Assim como a pequena semente germina e cresce sem que os outros saiba como, tornando-se uma grande árvore, assim também é o Reino de Deus: cresce, no escondido, a partir das pequenas ações. O ser humano acolhe e assimila a mensagem até ela dar fruto.
Peça ao Senhor a graça de poder realizar ações que contribuem para o crescimento do Reino de Deus.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 4, versículos de 26 a 34.

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como alguém que lança a semente sobre a terra. Quer esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. Por si mesma, a terra produz o fruto; primeiro a planta, depois a espiga e, por último o grão que enche a espiga; mas quando o fruto está maduro, ele mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábolas podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, depois de semeado, cresce e torna maior que as demais hortaliças. Estende ramos tão grandes que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
É com muitas parábolas como essas, dirigia-lhes a palavra, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas, mas quando estava a sós com os discípulos, explicava-lhes tudo.

- Jesus anunciava sua mensagem em parábolas ajudando as pessoas a usarem imagens da vida para compreender o Reino. Os discípulos nem sempre as entendiam, mas Jesus lhes explicava seus conteúdos, assim eles puderam levar a sua mensagem às comunidades. As parábolas revelam o segredo do Reino de Deus. Este é o elemento chave de sua pregação. O Reino de Deus é um dom eficaz que ajuda a produzir bons frutos por aqueles que, fortalecidos na fé, fazem a experiência do encontro com o ressuscitado.
Peça ao Senhor sabedoria para entender e acolher as mensagens do Reino, anunciadas por Jesus. Que o Espírito Santo o ilumine sempre com seus dons.

- Em que medida você tem disposto seu coração como terra boa para que a Palavra encontre aí lugar para habitar e produzir frutos?

-“É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, depois de semeado, cresce e torna maior que as demais hortaliças”. Quando a semente é lançada à terra faz seu processo natural, assim é a mensagem de Jesus no coração das pessoas. Ao falar da pequena semente que cresce e se torna uma grande árvore que dá frutos, pode-se perceber como o Reino vai se tornando visível aos olhos dos outros a partir dos pequenos gestos de amor, justiça e solidariedade. Diz um canto litúrgico:

Toda Palavra é uma semente jogada no chão do coração.
Cabe ao cristão, com muito amor,
Cuidar dessa planta, que os frutos virão.

-Apresente ao Senhor o terreno do seu coração, apresente sua vida e as suas disposições físicas e intelectuais. Peça ao Senhor que te ajude a ser gesto de amor, cuidado, solidariedade a cada dia.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Ícone Arquidiocese de BH