Você está em:

16 de agosto, 6ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 16 de agosto, sexta-feira da 19ª Semana do Tempo Comum

-Como é bom vivermos na presença do Senhor! Acolhemos sua Palavra no dia a dia da nossa vida para alimentarmos a fé e a esperança n’Ele. Se você sente que seu coração está endurecido, peça ao Espírito Santo a graça de transformar tudo que há de barreiras em seu interior em portas para que a ação da Palavra penetre seu interior.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 19, versículos 3 a 12:

Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda”.

-Os fariseus se apresentam a Jesus com uma pergunta astuciosa cujo tema é o divórcio, o questionamento tem como ponto de partida a lei de Moisés. A ideia era fazer com que Jesus, em sua resposta se colocasse contra a lei. Contudo, fazendo uso do texto sagrado Jesus lembra o que o livro do Gênesis diz: “Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne”. Revelando assim aos presentes seu ensinamento, Jesus aponta que a grande questão quando Moisés autoriza a carta de divórcio e a resposta para a pergunta dos Fariseus está, na verdade, na dureza de coração ou no caráter inflexível daqueles que receberam a lei. Peça ao Senhor um coração sempre aberto a acolher sua Palavra.

- Tens a capacidade de compreender o que nos pede o Criador? Tens a abertura de coração necessária para acolher o que Deus espera de você? Sabes valorizar a importância da família para a vida do mundo? Qual o lugar que o Reino de Deus ocupa em tua vida?

-“O que Deus uniu, o homem não separe”, diz Jesus no evangelho. A essência do seu ensinamento quer falar-nos sobretudo, que um coração endurecido não é capaz sequer, de compreender e acolher os gestos mais simples muito menos situações mais complexas e que exigem mais esforço e disposição interior. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Que a “faísca do Amor de Deus”, presente nos corações de todos, se transforme numa labareda, iluminando e aquecendo o cotidiano de suas vidas, inspirando e apontando caminhos para todos aqueles que, em meio às sombras, vivem tateando um sentido para suas existências”.

-Peça ao Senhor um coração sempre capaz de amar mais a cada dia. Peça também pela paz no mundo, tão carente de amor.

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo;
como era no princípio, agora e sempre. Amém!




Ícone Arquidiocese de BH