16 de abril, Sábado Santo da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é 16 de abril, sábado Santo da Páscoa.

-Solenemente nesta noite celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. Havia sobre o mundo infernos de injustiça, solidão e sofrimento; mas só o inferno da morte era total e decisivo. Mas Jesus derrubou suas portas, abrindo assim um caminho que conduz para a plena liberdade da vida, ou seja, à ressurreição, a salvação definitiva. Por isso, em princípio, estamos todos salvos pelo Cristo. A ressurreição é o grande sinal da presença transformadora de Deus! Peça ao Senhor a graça de deixar a vida nova da Páscoa trazer a esperança e a confiança de volta a sua vida e ao mundo.

-Escute o Evangelho de Lucas, capítulo 24, versículos de 01 a 12.

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida.
Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo.
Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: 'Por que estais procurando entre os mortos
aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou,
quando ainda estava na Galiléia: 'O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia'.'
Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago.
Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos.
Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.
Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis.
Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

-“Por que procurais entre os mortos aquele que vive? ” Nisto está a centralidade de todo o mistério pascal. Jesus está vivo, ressuscitou de verdade, escutaram as mulheres que foram ao túmulo. O tumulo está vazio! Deixemo-nos iluminar, levemos a Luz da Ressurreição nas nossas pobres e frágeis mãos, iluminando os recantos do nosso cotidiano. Essa nova Vida é a capacidade de amar como Jesus amou; é “passar pela vida fazendo o bem”. Somos seres ressuscitados se vivemos os mesmos critérios e valores de Jesus, engajados em seu mesmo projeto. Peça ao Senhor a graça de viver como Ressuscitado(a).

- A ressurreição de Jesus é realmente o fundamento de sua fé? Como ser presença “ressuscitada” no contexto atual onde imperam o “genocídio”, a guerra e a “cultura da morte”? - Seu modo de ser e proceder é portador da paz pascal neste ambiente social e religioso carregado de tanto ódio?

- “Ele não está aqui. Ressuscitou!”, nos diz o evangelho de hoje. Revelou seu plano de amor e entregou a vida por todos. Nos diz Pe. Adroaldo Palaoro:

“Da escuridão da morte do Filho de Deus brota a Luz de uma esperança nova: a luz da Ressurreição reflete-se no rosto das mulheres esperançosas...
Aproximam-se os rumores de ressurreição. É Páscoa.
Não basta renascer; é preciso assumir nossa condição de responsáveis de uma Nova Vida.”

-Celebramos a vida, o grande sonho de Deus! Jamais proclamemos a morte, antes de tudo anunciar a vida, e denunciar todo sinal de morte. Só atravessando a prova, a Noite Amarga se transforma em Noite Amável. Peça ao Senhor da Vida que te ajude a viver a ressurreição.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM.