15 de março, 3ª feira da 2ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é 15 de março, terça-feira da Segunda Semana da Quaresma.

- No Evangelho de hoje Jesus chama atenção para um fato importante: ouvir o que diziam os mestres da lei e os fariseus, mas não imitar suas ações porque o que eles falam, não colocam em prática. Eles colocam as exigências da lei nos ombros dos outros, mas eles mesmo não estão dispostos a seguir. Peça ao Senhor que te ajude a viver aquilo que anuncia.

-Escute o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos de 1a 12.

Naquele tempo: Jesus falou às multidões e a seus discípulos:
'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés.
Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações!
Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros.
Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes
e dos primeiros lugares nas sinagogas; gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.
Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.
Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'

- Jesus fala sobre como viver conforme os mandamentos da Lei de Deus. A Lei de Deus é instrução, um modo de vida. Viver o amor, amando a Deus e aos irmãos, essa é a Lei, o modo de vida de Jesus. Então, ser cristão exige coerência na vivência dos mandamentos do Senhor. Seguir Jesus nos insere num caminho de amor e misericórdia. O evangelho nos revela que a dinâmica da fé cristã está no amor, no diálogo e na entrega. Peça ao Senhor que transforme sua vida, para que possa ser testemunha fiel do seu amor.

- As pessoas veem em você atitudes de quem segue Jesus? Você está realmente disposto a servir a todos que necessitam? Diante de tantos conflitos, guerras e violências, o que você pede a Deus?

-“Todos vós sois irmãos”, esta afirmação de Jesus faz romper com toda a distância provocada pelo pecado de cada um de nós. Somos todos filhos do mesmo pai. Com São Francisco de Assis louvemos o nosso Criador:

Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
Teus são o louvor, a glória, a honra
E toda a bênção
Só a Ti Altíssimo, são devidos;
e homem algum é digno
De te mencionar.
Com todas as Tuas criaturas,
Especialmente o Senhor irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor.
De Ti, Altíssimo, é a imagem.
Pela irmã Lua e as Estrelas,
Que no céu formaste claras
E preciosas e belas.
Pelo irmão Vento,
Pelo ar, ou nublado
Ou sereno, e todo o tempo,
Pelo qual às Tuas criaturas dás sustento.
Louvado sejas, meu Senhor
Pela irmã Água,
Que é mui útil e humilde
E preciosa e casta.
Pelo irmão fogo.
Pelo qual iluminas a noite.
E ele é belo e jucundo
E vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a mãe Terra,
Que nos sustenta e governa,
E produz frutos diversos
E coloridas flores e ervas.
Louvado sejas, meu Senhor,
Pelos que perdoam por Teu amor,
E suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a Paz,
Que por Ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado mortal!
Felizes os que ela achar
Conformes à Tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal!
Louvai e bendizei a meu Senhor,
E dai-Lhe graças,
E servi-O com grande humildade.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor Deus da vida que a fraternidade seja uma constante em nossa vida. Peça pelas vítimas da guerra, da fome que é fruto muitas vezes, da arrogância de alguns. Peça também pela paz no mundo e no seu coração.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio agora e sempre. Amém.