Você está em:

15 de fevereiro, 4ªfeira, 6ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 15 de fevereiro, 4ª feira da 6ª Semana do Tempo Comum.

-No evangelho de hoje percebemos que muitas vezes não enxergamos o que está ao nosso redor, o que nos cerca. E deixarmo-nos ser curados por Jesus, é ver o mundo com outros olhos, dar sentido a tudo o que acontece. Podemos nos perguntar como está nossa atenção e iniciativa para as necessidades do outro. Peça ao Senhor que te ajude a enxergar as necessidades das pessoas, sobretudo das que perderam pessoas queridas nesta pandemia.

-Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 8, versículos 22 a 26:

Naquele tempo: Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida.
Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.
Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele,
colocou as mãos sobre ele, e perguntou: 'Estás vendo alguma coisa?' O homem levantou os olhos e disse: 'Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam.'
Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente.
Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez.
Jesus mandou o homem ir para casa, e lhe disse: 'Não entres no povoado!'

-Os discípulos, ainda que, diante de tantos acontecimentos, continuavam cegos. Jesus tinha o cuidado em não se passar por milagreiro. Ele muitas vezes faz o mesmo em nós: nos cospe, esfrega nossos olhos, abre-os, mas preferimos continuar sem enxergar. A primeira atitude de Jesus após a cura, foi conduzir o curado para fora da cidade, ou seja, para longe do lugar de culpa, de suas faltas, da incredulidade, uma vez que ele desejava uma nova vida ao recém-curado. Converse com Deus sobre as situações que não conseguiu enxergar até o momento conforme os seus reais ensinamentos.

-O que você não consegue enxergar que influencia em sua maneira de ser, nas suas atitudes? Você busca compreender as situações de coração aberto, sem radicalidades? Reconhece alguma cegueira em você?

-“'Estás vendo alguma coisa? Pergunta Jesus no evangelho de hoje. A transformação só acontece quando aceitamos a deslocação do nosso ponto de vista habitual para um lugar novo. Não se pode querer ver a cada passo, o fundamental é a confiança. Aceitar a vida com tudo o que ela tem, na confiança de que Ele pode transformar-nos. Veja o que diz o poema/oração de Dom José Tolentino Mendonça:

Faz-nos trilhar, Senhor, a estrada da confiança. Dá-nos um coração capaz de amar serenamente aquilo que somos ou que não somos. Ensina-nos a devolver a todos os teus filhos e a todas as criaturas a extraordinária Bondade com que nos amas. Ensina-nos que é possível olhar a noite não para dizer que pesa em todo lugar o escuro, mas que a qualquer momento uma Luz se levantará.
Dá-nos ousadia de criar e recriar continuamente, mesmo partindo daquilo que não é ideal, nem perfeito. E quando nos sentirmos mais frágeis ou sobrecarregados recebamos, com igual confiança, a nossa vida como Dom e cada dia como um dia Teu.

-Termina tua oração pedindo a graça de Deus para aceitar o que te dói e que precisa ser transformado. Peça também que Ele te ajude a ajudar os outros a abrirem os olhos, terem uma nova visão da vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!






Ícone Arquidiocese de BH