Você está em:

15 de fevereiro, 3ªfeira da 6ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 15 de fevereiro, 3ª-feira da 6ª Semana do Tempo Comum.

-Jesus diz aos discípulos para tomarem cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. Ele chama a atenção também para um coração endurecido e incapaz de ver a realidade, lembrar-se dos fatos importante e guardar a fé. Assim como os discípulos, também nós corremos o risco de endurecer o coração e nos deixar mover por um fermento que apodrece nossas ações, nos fazendo egoístas, ao invés de fazer crescer e tornar saborosas nossas atitudes. Peça ao Senhor o verdadeiro fermento para sua vida na convivência com os irmãos.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 8, versículos 14 a 21:

“Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus advertiu-os: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

- Os discípulos influenciados com a cegueira dos fariseus, na qual enxergam apenas a materialidade, não visualizam o mais importante que está ali presente: o próprio Jesus, o melhor de todos os pães. Vivemos dia após dia sem refletir sobre nossas atitudes nesse mundo. A vida se passa sem que nos questionemos sobre nós mesmos dentro da dinâmica do serviço e do bem comum. Somos indiferentes e incapazes de priorizar aquilo que é importante para nós, ficamos presos ao que é material e colocamos todo o valor na riqueza, no poder e no imediatismo. Peça ao Senhor que te ajude a sempre discernir o que é realmente mais importante.

- Toma consciência da fé e da confiança em Deus. O que é prioridade na sua vida? O que te move nas atitudes do cotidiano?

-“Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?” nos diz o evangelho de hoje. É importante olharmos para dentro de nós e de fato caminhar ao lado de Cristo Jesus. Ser seu discípulo é um desafio e significa estar atento às nossas atitudes. Veja o que diz o poema Rotina de Micheliny Verunschk:
Varrer o dia de ontem
que ainda resta pela sala,
o dia que persiste,
quase invisível
pelo chão,
nos objetos
sobre os móveis da sala.
Varrer amanhã
o pó de hoje.
Varrer,
varrer hoje.
(E domingo quebrar nos dentes
o copo
e sua água de vidro.
Segunda, não esquecer:
varrer todos os vestígios."

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove tuas esperanças e ações a cada dia para que caminhe firme na fé.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Ícone Arquidiocese de BH