Você está em:

14 de outubro, 2ª feira, 28ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 14 de outubro – segunda-feira – 28ª semana do tempo comum.

- Assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim também, o Filho do Homem será sinal para esta geração. Jonas soube ouvir a Palavra de Deus e discernir o valor do seu pedido e atendê-lo na realização. O Filho do Homem também vem como sinal para nos despertar para a escuta da Palavra de Deus. Precisamos saber ouvir o que Deus quer de nós. Peça ao Senhor a graça de saber escutar suas palavras e como discípulo de Jesus, colocá-las em prática.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 11, versículos 29-32

- “Naquele tempo, como as multidões acorressem em grande número, Jesus começou a falar: “Esta geração é uma geração má. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles se arrependeram pela pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

- No tempo de Jesus, as pessoas procuraram sinais do Messias para poder crer em sua presença. Jesus exorta fortemente seus contemporâneos por serem fechados à pregação do Reino e desejarem um milagre extraordinário, que possa garantir a origem divina da mensagem de Jesus. O pedido por um sinal expressa a rejeição do projeto de Deus, manifestado em seu Filho que é a de anunciar um Reino de partilha, de Justiça. Assim, não é somente rejeitar o messias Jesus, mas a lógica do Reino de Deus. O sentido do sinal de Jonas pode estar baseado no fato de que os ninivitas ouviram o julgamento de Deus, pronunciado por Jonas e se converteram. Então é necessário perceber o sinais da vontade de Deus na pregação de Jesus e se converter. Os contemporâneos de Jesus têm a possibilidade de ouvir a sabedoria encarnada que é Jesus e não são capazes de se converter. Peça ao Senhor que te ajude a crer nele e no Reino por ele anunciado.

-O que significa acreditar que Jesus Cristo é enviado de Deus? Quais empecilhos nos impedem de iniciar ou dar continuidade a um processo de conversão? Como colocar em prática a Palavra de Deus meditada todos os dias? Qual lógica é expressa nas suas atitudes, palavras, nas ações? É aquela do reino de Deus?

-“De fato, como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração!” O mau que os ninivitas tinham em suas mãos era a violência. A palavra de Deus dirigida a Jonas era para a destruição da cidade. Mas Jonas foi e pregou a Palavra de Deus e o povo se converteu. Assim, Deus não destruiu a cidade. Que a Palavra de Deus nos converta em construtores da paz. Dizia o místico Thomas Merton:

Pai,
rogo-te que me guardes
nesse silêncio
para que eu aprenda dele
a palavra da tua paz,
a palavra da tua misericórdia
e a palavra da tua mansidão
para com o mundo.
E que por mim, talvez,
tua palavra de paz
possa ser ouvida onde,
por muito tempo,
não foi possível
a ninguém ouvi-la.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Que sejamos capazes de acolher os sinais que nos são dados, escutar a Palavra de Deus e a colocá-la em prática.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH