Você está em:

14 de julho, 5ª feira da 15ª Semana do Tempo comum

Baixar áudio
-Hoje é 14 de julho, Quinta-feira da Décima Quinta Semana do Tempo comum.

-Muitas vezes estamos cansados e desanimamos. Mas o Senhor vem ao nosso encontro com sua Palavra e nos retira do marasmo e da tristeza. Ore ao Senhor e peça-lhe que ele dê a você o dom da fé e do discernimento espiritual, a fim de não desistir. Que as ondas do mar da vida não o impeçam de ir adiante ao encontro do Senhor, o porto seguro.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 11, versículo 28 a 30.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

- A Igreja do Evangelho de Mateus se vê ameaçada pela precariedade da fé e por causa dos problemas do dia a dia, os discípulos e seguidores de Jesus acabam desanimados. Contudo, o Senhor mesmo diz que precisamos ir ao seu encontro, todos nós que estamos cansados e fatigados sob o peso de nossas existências e ele mesmo nos dará o descanso. Seu jugo é suave e sua bondade transborda, pois manso e humilde é o seu coração. O Senhor nos trata com imenso amor. Coloque nas mãos do Senhor suas dores, seus cansaços e decepções.

- Por que nos encontramos desanimados e abatidos? Confiamos nas palavras de Jesus, que ele nos aliviará os fardos e nos dará descanso? Estamos convictos de sermos também mansos e humildes como o mestre?

- “O meu jugo é suave e meu fardo é leve”, diz Jesus no evangelho de hoje. A humanidade se vê cansada de promessas vazias, discursos sem vida, políticas injustas e religiões que nem sempre libertam e salvam. Somos hoje desafiados pelo Senhor a confiar nele e sermos suas testemunhas neste mundo. Diz assim o poema de Nikos Kazantzakis:

Como é humilde e simples a felicidade: um copo de vinho, castanhas assadas, um pequeno braseiro, o som do mar... A única coisa necessária para experimentar a felicidade aqui e agora é ter um coração humilde e simples.

- Conclua sua oração pedindo a Deus coragem para enfrentar os desafios que a vida lhe impõe. Não deixe perecer sua fé em meio aos desafios. Alimente sua fé pela pela oração. Confie na providência divina.

- Gloria ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ícone Arquidiocese de BH