14 de janeiro, 2º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 14 de janeiro, 2º Domingo do Tempo Comum.

- A narrativa do evangelho de João hoje, nos convida a refletir sobre a busca e a decisão pelo seguimento. Após ouvir o anúncio da pessoa de Jesus, a decisão de ir ao seu encontro, dialogar, o seguir e com Ele permanecer. João aponta para Jesus, o “Cordeiro de Deus”, os discípulos o seguem. Jesus questiona o que procuram, o desejo é conhecer o Mestre, saber onde mora. Jesus convida à experiência, ver onde mora e com Ele permanecer. Quem O conhece, O anuncia, promove o encontro de outros com Jesus. Este é o caminho que o Tempo Comum, que iniciamos, nos chama a refletir. Peça ao Senhor, que ajude você a, cotidianamente, aprofundar na beleza do mistério de Cristo e Nele permanecer.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 1, versículos 35 a 42:
Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse:
"Eis o Cordeiro de Deus!"
Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou:
"O que estais procurando?"
Eles disseram:
"Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?"
Jesus respondeu: "Vinde ver".
Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse:
"Encontramos o Messias" (que quer dizer: Cristo).
Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse:
"Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas" (que quer dizer: Pedra).

- João, pelo seu testemunho provoca nos discípulos o desejo de conhecer e seguir Jesus. Ao decidir seguir Jesus, é preciso saber o que buscamos, ouvir o questionamento de Jesus: “O que estais procurando?”. É importante pensarmos o que desejamos, o que procuramos ao seguir Jesus. Para conhecer e ir aprofundando a cada dia a missão como cristãos, amorosos seguidores de Jesus, é preciso caminhar com Ele e sua comunidade, experimentar o caminho que Ele fez e chama a fazer. Ir se deixando transformar por Ele e abraçar a sua proposta de vida: amar. Peça ao Senhor a graça de continuar fiel em seu seguimento e como João e André, promover o encontro de outras pessoas com Jesus.

- Qual a sua busca no seguimento de Jesus? Tem acompanhado Jesus pelo caminho no cotidiano da sua vida? Quais descobertas tem feito ao permanecer no caminho com Jesus? Anuncia a outros a pessoa Jesus por meio do testemunho de vida, além das palavras?

– Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras? "Jesus respondeu: "Vinde ver", nos diz a narrativa do evangelho, ouçamos uma prece de Santo Agostinho pedindo a graça de seguir e permanecer com Cristo:

“Senhor,
torna-nos capazes de viver com amor nossa vocação,
como verdadeiros enamorados da beleza espiritual,
extasiados pelo perfume de Cristo
quem exala de uma vida de conversão ao bem,
não como escravos subjugados por uma lei,
mas como homens livres guiados pela graça”.

- Termina sua oração dando graças ao Senhor pelas pessoas que apresentaram e são testemunhas de Jesus em sua vida, agradeça também por chamar você a com Ele caminhar, permanecer, por capacitar você a anuncia-Lo com palavras e pelo testemunho de vida.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!