Você está em:

14 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Cirilo

Baixar áudio
-Hoje é dia 14 de fevereiro, 3ª feira, 6ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Cirilo.

-O seguimento de Jesus vai nos inspirando uma vida que busca ser coerente com os valores do Evangelho, com a humildade própria de quem se faz discípulo e discípula. Somos convidados a manifestar no mundo os sinais da presença abundante do Reinado de Deus. Às tentações da hipocrisia e do orgulho precisamos responder com a escuta atenta daquilo que Jesus nos ensina. Peça ao Senhor um coração sensível para a escuta.

-Escuta o Evangelho de Marcos, Capítulo 8, versículos de 14 a 21:

Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Os discípulos diziam entre si: "É porque não temos pão". Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?" Eles responderam: "Doze". Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: "Sete." Jesus disse: "E vós ainda não compreendeis?"

-A fala de Jesus, no evangelho de hoje, inspira muita seriedade. Aproveitando a ocasião de uma situação corriqueira, a do esquecimento de terem levado mais pães para a barca, ele se põe a ensinar seus discípulos, a que se pusessem mais atentos: era preciso não ceder à tentação da hipocrisia, tal como o fermento dos fariseus, e à tentação do orgulho vindo do poder, tal como o fermento de Herodes. Ao contrário, os discípulos de Jesus precisam estar atentos àquilo que ele comunica: a plenitude de um jeito de viver, como verdadeira participação no Reinado de Deus. Peça ao Senhor um coração aberto para acolher, com humildade, aquilo que ele tem a nos ensinar.

-De que maneira você tem estado aberto a perceber os sinais da atuação amorosa de Deus no dia a dia?

-Não caindo nas tentações dos fermentos dos fariseus e de Herodes, os discípulos e discípulas de Jesus, acolhendo o que tem a nos ensinar, tornam-se, eles próprios, o verdadeiro fermento de Deus, como nos inspira o poema “O fermento de Deus” de D. José Tolentino Mendonça:

O Fermento de Deus
Os que se afadigam com duros fardos,
Os que esgotaram entre canseiras sua porção:
Como ramo que reverdece terão ainda vigor.
Os de ânimo abatido levantarão o olhar;
Uma estrela guiará nossos passos dispersos:
Não mais seremos expostos à solidão.
Ao que chora será dito: <>
Ao da margem alguém gritará:
<>
Os que lamentam tesouros gastos
Reaprenderão a esperar pelo orvalho.
E em qualquer canto da terra,
Quem reparte a vida e a beleza
Será chamado o fermento de Deus.

- “Jesus disse: ‘E vós ainda não compreendeis?’”. Deixando que o evangelho ecoe em seu coração, busque compreender em que medida o ensinamento de Jesus tem sido assumido no seu cotidiano.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.









Ícone Arquidiocese de BH