Você está em:

14 de agosto, 20º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 14 de agosto, 20º Domingo do Tempo Comum.

– Jesus diz que veio lançar fogo sobre a terra e trazer a divisão, e não a paz! No entanto, o fogo lançado é o Espírito Santo dado em Pentecostes e no Batismo. Com a sua vinda e pregação, Jesus fará com que as pessoas se dividam umas contra as outras, no sentido de que umas se converterão e outras rejeitarão sua Pessoa e sua Palavra. Aqueles que forem “banhados” pelo o seu Espírito, receberão a paz e força necessárias para suportarem as perseguições e rejeições. Peça ao Senhor a paz e força que emanam do Santo Espírito pra vencer todos os obstáculos e dificuldades no testemunho e seguimento do Senhor Jesus.

– Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 12, versículos 49 a 53:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
Eu vim para lançar fogo sobre a terra,
e como gostaria que já estivesse aceso!
Devo receber um batismo,
e como estou ansioso até que isto se cumpra!
Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra?
Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.
Pois, daqui em diante,
numa família de cinco pessoas,
três ficarão divididas contra duas
e duas contra três; ficarão divididos:
o pai contra o filho e o filho contra o pai;
a mãe contra a filha e a filha contra a mãe;
a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".

– Os cristãos são revestidos da paz de Jesus, e devem viver e agir como testemunhas desta paz inquieta, diferente da “paz do mundo”, mesmo que sobrevenha a rejeição, até mesmo dos círculos mais íntimos. O Batismo que Jesus receberá é a sua Paixão e morte. Pelo Mistério de sua entrega e morte dolorosa, o Senhor vencerá o pecado que nos envolve. Foi vencendo o pecado pela Cruz que o Senhor nos premiou com a sua paz. Além disso, revestidos de seu Espírito, somos sustentados e animados a combater o mal do pecado, a injustiça, como Jesus combateu. Com os olhos fixos em Jesus, perseveremos no combate ao mal, em vista da alegria que nos é proposta, suportando a Cruz como Jesus suportou. Converse com Deus para que lhe dê sabedoria e forças para combater o bom combate da Fé.

– Você acolhe Jesus e sua Palavra libertadora ou o rejeita não acolhendo sua Pessoa e Mensagem? Você sabe lidar com as rejeições e divisões provenientes da Palavra do Mestre e Senhor Jesus? Você tem lucidez para perceber a divisão e rejeição geradas pelo testemunho da Palavra de Jesus entre aqueles que o acolhem e o rejeitam?

– “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Jesus traz o fogo do seu Espírito para inundar os corações acolhedores de sua Palavra e Vida que libertam e faz viver plenamente. Diz assim o poema de Jaquelyne Costa:
O sim é voar
O não é preso ao chão
O sim é amar
O não é esconder perdão
O sim olha
O não cega
O sim é mão aberta
O não é corpo fechado
O sim tem liberdade
O não usa grilhão
O sim é uma ponte
O não é beco sem saída
O sim produz o pão
O não fabrica avareza
O sim cai sempre como uma luva
O não é murro em ponta de faca
O sim tem som de sorriso
O não parece um gigante de cara amarrada
O sim Maria disse a Deus
O não Pedro mentiu três vezes
O sim é minha mãe me olhando enquanto durmo
O não é alguém espreitando no escuro
O sim é bola pra frente
O não fica comendo poeira
O sim ri de besteiras
O não esquenta a cabeça
O sim é um menino lampeiro
O não é um velho ranzinza
O sim nasceu primeiro
O não chegou atrasado
No meu dicionário.

– Termina sua oração pedindo a Deus que inunda seu ser com o Santo Espírito de Amor, Sabedoria e Fortaleza para superar todas as dificuldades da hora presente no anúncio e testemunho da Pessoa e Palavra do Senhor.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.
Ícone Arquidiocese de BH