Você está em:

13 de março, 2º domingo da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje 13 de março de 2022, 2º Domingo da Quaresma.

- O Evangelho hoje é o da Transfiguração de Jesus diante dos discípulos. O rosto de Jesus se ilumina e aparece como revelação de Deus. Neste tempo quaresmal, Jesus nos faz subir ao monte e se transfigura, para que descubramos seu rosto, para que o vejamos, o contemplemos, de forma que saibamos quem Ele é, e possamos dialogar com Ele, em admiração, beleza e compromisso de seguimento. Este rosto de Deus que se ilumina em Jesus sobre a montanha, se estende e se encarna no rosto de cada ser humano, sobretudo nos mais pobres, nos que sofrem. Contemple e deixe-se ser contemplado por Jesus.

- Vamos conhecer o texto e acompanhe a leitura na sua Bíblia no Evangelho segundo Lucas 9,28-36:

Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para orar. Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua veste se tornou branca e resplandecente. E eis que dois homens conversavam com ele: Moisés e Elias. Apareceram em glória e conversavam sobre o êxodo que ele estava para consumar em Jerusalém. Pedro e seus companheiros estavam com muito sono. Ao acordarem viram a glória de Jesus e os dois homens com ele. Enquanto esses se afastavam de Jesus, Pedro lhe disse: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Ele nem sabia o que dizia. Enquanto ainda falava, desceu uma nuvem que os cobriu com uma sombra. Ao entrarem na nuvem, os discípulos ficaram cheios de medo. E da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!” Ao ressoar a voz, Jesus ficou só. Os discípulos ficaram calados e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que haviam visto”. Palavra da salvação!

-Jesus levou os seus discípulos para fazerem uma pequena experiência de céu antes da sua paixão, para encontrarem força, coragem de superar os sofrimentos quando ela chegasse. Era necessário preparar-se para esta hora. Jesus é o Filho querido e Eleito de Deus, a quem somos convidados a escutar. No Filho Jesus, todos nós nos tornamos filhos e filhas amados pelo mesmo Pai. Escute no mais profundo de seu ser a voz de Deus que também te diz: Você é meu(minha) filho(a) muito amado(a).

- Você se sente filho e filha querida de Deus Pai? E como você como sente o amor de Deus Pai, por você, sua família? Esse amor ajuda você acolher as pessoas como seus irmãos e suas irmãs? Elas podem contar com você?

- Diz o evangelho de hoje: “Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!”. O amor de Deus Pai é muito grande pelo seu Filho Jesus, como também é por nós. Nos lembra o Papa Francisco numa de suas catequeses sobre a Esperança:

“É fácil dizer: Deus ama-nos. Todos o dizemos. Mas pensai um pouco: cada um de nós é capaz de dizer: estou convicto de que Deus me ama? Não é tão fácil dizê-lo. Mas é verdade. É um bom exercício, dizer a si mesmo: Deus ama-me. Esta é a raiz da nossa segurança, a raiz da esperança. E o Senhor infundiu abundantemente nos nossos corações o Espírito — que é o amor de Deus — como artífice, como garantia, exatamente para que possa nutrir a fé dentro de nós e manter viva esta esperança. É esta segurança: Deus ama-me. «Mas neste momento difícil» — Deus ama-me. «E eu, que cometi esta ação feia e má?» — Deus ama-me. Ninguém nos priva desta segurança. E devemos repeti-lo como prece: Deus ama-me. Estou convicto de que Deus me ama. Estou convencida de que Deus me ama.”

- Termina sua oração colocando-se diante de tantos rostos humanos. Comece pelos rostos mais próximos e familiares; vá ampliando sua visão acolhendo os rostos dos mais distantes, rostos desfigurados pela guerra, rostos que sofrem preconceitos, julgamentos. Perceba por detrás de cada rosto, a presença do rosto de Deus. Em cada rosto, sinta ressoar a voz do Pai: “este é o meu(minha) filho(a), amado(a)”.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Ícone Arquidiocese de BH