13 de março, 2ª feira, 3º semana da Quaresma

Baixar áudio
-Hoje é dia 13 de março, 2ª feira da 3º semana da Quaresma.

-Estamos vivendo o tempo litúrgico da quaresma, tempo favorável para a conversão, para a mudança de vida e retomada de nossa caminhada unificada com a vida e missão de Jesus, o Filho de Deus, o profeta de ontem e de hoje. Embora não tenha sido bem recebido e acolhido pelo seu próprio povo, não se intimidou, pois tinha a plena certeza da sua missão e não se deixa levar pela incredulidade que os conterrâneos e até mesmo familiares tem com relação a sua missão. Para muitos, as palavras e ações de Jesus são sinais de contradição. E isso é exatamente profecia. Peça ao Senhor que te dê a abertura para deixar que as suas palavras criem espaço no seu coração e que sintas a profecia que ele te traz em forma de acolhida à vida e ao amor.

- Prepare o seu coração para escutar o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 4, versículos 24 a 30.

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga:
"Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel.
No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel.
Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio".
Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos.
Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte
sobre o qual a cidade estava construída,
com a intenção de lançá-lo no precipício.
Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- O Evangelho coloca Jesus em Nazaré, numa sinagoga e apresenta a rejeição que ele encontra como profeta em sua própria Pátria. Para seu povo ele é apenas um simples carpinteiro, eles não o veem como um profeta e ainda tenta expulsá-lo da sinagoga. Jesus, porém dá exemplo de dois profetas que foram acolhidos entre os pagãos e realizaram milagres. O profeta Elias que se hospeda na casa de uma viúva sendo bem acolhido por ela e Naamã, o sírio, que após se tornar leproso procura o profeta Eliseu a pedido da escrava judia e é curado por ele. Desse modo, Jesus mostra que a sua profecia não veio apenas para os judeus, mas para toda a humanidade. Embora suas origens fossem conhecidas pelo seu povo, a sua verdadeira origem, é o Pai. Peça ao Senhor a graça de perseverar na evangelização sem nunca desistir, mas prosseguir o teu caminho confiante em Deus nosso Pai.

- O Evangelho nos mostra a não aceitação de Jesus entre o seu povo. Esta realidade nos parece ser atual. Nos diz o texto que Jesus, porém, prossegue o seu caminho. Como você percebe a aceitação de Jesus e de sua proposta em nossa sociedade cristã? Quando você procura evangelizar na sua família e não é aceito (a), como você reage?

- O Profeta de hoje é aquele que mesmo diante dos desafios e das cruzes segue seu caminho: “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.” Acompanhe a música de Pe. Zezinho: Paz inquieta.

-Eu trago esta paz inquieta
Feita de trevas e de luz
Desde que eu sigo os caminhos
De um profeta chamado Jesus.

-Na treva eu me sinto inquieto
Na luz eu me sinto capaz
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz.

-Inquieto pelo inocente
Pelo culpado também
Triste por ver tanta gente
Que não sabe o que a vida contém

-Inquieto pela injustiça
Que eu vejo aumentar e doer
Inquieto por esta cobiça
Que não deixa o meu povo crescer

Em paz pelos homens justos
Que por saber e sonhar
Pagam com preço de sangue
A coragem de não se calar

Em paz pela esperança
Que faz esta vida valer
Em paz por quem nunca se cansa
De os caminhos da paz percorrer

- Em paz pela juventude
Pelos adultos também
E por aquelas virtudes
Que meu povo nem sabe que tem

Inquieto por tanta gente
Que não se inquieta jamais
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que aumente a tua disponibilidade para segui-lo, abertura de coração para acolhê-lo no cotidiano através dos irmãos que estão ao nosso lado e nos pequenos chamados do dia a dia que tantas vezes nos passam despercebidos.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao espírito Santo. Como era no principio, agora e sempre, amém.