13 de maio, 2ª feira, Dia de Nossa Senhora de Fátima

Baixar áudio
- Hoje é dia 13 de maio, 2ª feira, Festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima.

-A festa que hoje a Igreja celebra, revigora o olhar para Maria, aquela que diante do mistério, não compreende e interpela, acolhe o chamado de Deus, enfrenta com coragem os desafios, guardando no coração cada sinal da sua presença. A narrativa do evangelho faz memória da conversa de Jesus com os discípulos na última ceia, por um momento, parecem crer que compreenderam todo o mistério da revelação em Jesus, de Deus como Pai. Contudo, ainda falta um caminho desafiador de amadurecimento e expressão da fé verdadeira. Jesus, contudo, os exorta a ter coragem. Peça ao Senhor, a graça da força do Espírito que encoraja você a se manter unido(a) a Jesus e em permanente amadurecimento da fé.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 16, versículo 29 a 33.
Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus:
"Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus".
Jesus respondeu:
"Credes agora? Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim.
No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!"

-Jesus conhece seus discípulos, sabe que há ainda um caminho que irão percorrer para a compreensão do mistério, da Boa Nova do Pai que Ele os deu a conhecer. Mesmo prevendo a real possibilidade do abandono que sofrerá, diante momento de crise e perseguição que o momento aponta, Jesus é fiel e com todo amor reafirma sua presença de paz junto aos amigos e os exorte a ter coragem! Agradeça ao Senhor, pela paz que sua presença constante e fiel proporciona, pela alegria de contar com sua força, todos os dias da sua vida.

- Como você percebe a sua caminhada de fé? Ainda precisa aprender muito na sua convivência com Jesus, pela sua Palavra e nas relações com os outros? Você vive com coragem o seguimento como verdadeiro discípulo de Jesus? O versículo: “Coragem! Eu venci o mundo”! já fortaleceu, em algum momento, a sua caminhada de vida?

-Disse Jesus: “No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!" Ouça o belo poema/oração da escritora, Roseana Murray:
A todos os ventos
eu peço coragem.
A cada estrela e estrada
Ao mar que não morre nunca
eu peço coragem.

E ao sol e à lua
E a todo o firmamento.
A cada pássaro
A cada pedra
A cada bicho da terra e do ar.

Peço coragem a tudo o que vive agora
E ainda viverá
Coragem para cavalgar os dias
Navegar nas horas
E a cada minuto e segundo, sonhar...

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de se manter firme na fé, na amizade fiel com Jesus. Que seja Ele sua força e companhia em todos os momentos da sua vida. Que a cada dia, possa ir amadurecendo sua fé, sendo mais unido(a) ao Pai como Jesus foi, fortalecido(a) pela força do Espírito de amor, paz e coragem.

-Ó Espírito Santo, dá-nos o dom da Alegria!
Faz de nós, ó Espírito Santo, testemunhas da alegria que vem de ti. Dá-nos força e coragem para vivermos na liberdade de filhos e filhas de Deus, pois foi para isso que Cristo nos libertou. Amém