13 de junho, 5ª feira, Memória de Santo Antonio de Pádua

Baixar áudio
-Hoje é dia 13 de junho, 5ª feira, Memória de Santo Antonio de Pádua.

-No Evangelho de hoje, Jesus nos oferece um grande ensinamento sobre o mandamento ‘não matar”. Para além de ‘matar fisicamente’, não devemos ‘matar moralmente’. Se você maltrata o outro, seja de que maneira for, será condenado. O jeito de amar a Deus é amando o seu irmão. Então, vá, e se reconcilie com ele antes de fazer a tua oferta. Peça ao Senhor a graça de ser honesto e justo e capaz de pedir perdão ao seu próximo que foi ofendido por você.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos de 20 a 26.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,
vós não entrareis no Reino dos Céus.
Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!
Quem matar será condenado pelo tribunal'.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão
será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!'
será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo'
será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa a tua oferta ali diante do altar,
e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
Só então vai apresentar a tua oferta.
Procura reconciliar-te com teu adversário,
enquanto caminha contigo para o tribunal.
Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça,
e tu serás jogado na prisão.
Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo".

- Jesus tinha a autoridade das Escrituras. Ele as interpretava e, por vezes, as aperfeiçoava. A justiça que Jesus propõe e exige dos seus discípulos leva em conta a pessoa humana com seus desejos, angústias e aflições. No seu tempo, a justiça dos doutores da lei e dos fariseus consistia em fazer cumprir rigorosamente as normas das Escrituras. Muitas vezes, era uma justiça impiedosa. Exigia do povo o que eles mesmos não cumpriam. Jesus ensinava a justiça do Reino. Uma justiça que não constava apenas da simples execução de leis, mas colocava a pessoa no centro. As leis devem estar a serviço da pessoa. As pessoas devem observá-las, ouvir e dar-lhe pleno cumprimento.
Peça ao Senhor sabedoria para a prática da justiça. Que O Espírito Santo ilumine sempre suas ações junto à sua família, comunidade, sociedade. Que sejam ações justas em relação ao próximo.

-Quais pessoas ou situações precisam do seu perdão? Que gestos podem expressá-lo e assim resultar numa verdadeira reconciliação?

- “... se te lembrares de que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda lá diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão e, então, volta para apresentar tua oferenda.?”. Aprendemos no quinto mandamento que não se deve matar. A vida deve ser respeitada desde o início até seu fim natural. Jesus ensina que este mandamento também inclui ‘tratar os outros com respeito, pois pode-se matar fisicamente uma pessoa, mas pode também matar uma pessoa ‘moralmente’. Em todos os casos, o verdadeiro arrependimento é acompanhado de uma reconciliação com amor. Diz um conhecido canto litúrgico:

Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça
E tudo mais vos será acrescentado.

- Por intercessão de Santo Antonio, peça ao Senhor por todos os casais de namorados, para que cresçam no amor. Peça também para que, a exemplo de Santo Antonio, cuidemos dos que têm fome de comida e de amor.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. Amém