13 de Julho, 4ª Feira da 15ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio

-Hoje é dia 13 de Julho, 4ª Feira da 15ª Semana do Tempo Comum.

- Deus ama os humildes e pequenos, aqueles que conformam sua vida de acordo com sua vontade, pois a esses pequeninos é que Deus revela seus mistérios, sua grandeza. É Por esses que Jesus louva o Pai. Ele eleva os humildes, revelando a eles coisas que estão ocultas aos tidos como sábios, grandes e poderosos. O próprio Jesus se fez pequeno e recebeu do Pai a grandeza do entendimento dos seus mistérios. Em sintonia com o Pai, sua missão foi também a de elevar os pequenos. Peça ao Senhor a humildade de reconhecer a ação divina em sua vida, vivendo a sua vontade libertadora.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo11, versículos 25 a 27:

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

- Quando nos sintonizamos com Jesus, temos a missão de levar adiante o que ele revela para nós. Ele revela seu amor, sua compaixão e sua misericórdia. Sábio é todo aquele que sabe amar o seu próximo e se dedica a seus semelhantes, ajudando a diminuir a dor dos que sofrem. O mistério revelado, que dá a conhecer o Pai, é visto por Jesus como algo distante da realidade dos entendidos e versados na Lei, que se julgam conhecedores de toda vontade e verdade divina, mas não têm a sensibilidade de espírito para perceber a ação e a revelação do amor divino por meio da Pessoa e Palavra de Jesus. Converse com Deus pedindo a graça de acolher o mistério revelado do seu amor Jesus.

-Você busca agir diante de Deus e dos irmãos com humildade, simplicidade reconhecendo a graça de ser filho e irmão? Você acolhe Jesus e a revelação do seu amor que do Pai procedem? Você dá testemunho do amor revelado por Jesus?

– “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.” Sejamos dóceis, humildes para acolhermos os ensinamentos e orientações do Senhor Jesus, permeadas do amor universal. Diz assim o poema “Humildade”, de Cora Coralina:

Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza tal como sempre foi.
Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.
Dai, Senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho.
Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que começa.

– Termina sua oração pedindo a Deus que lhe dê a verdadeira sabedoria de viver a sua palavra de amor e liberdade, experienciando uma vida humilde e solidária aos irmãos, sobremaneira aos mais necessitados sem arrogância e orgulho.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.