Você está em:

13 de Agosto, 3ª feira, Memória de Santa Dulce dos pobres

Baixar áudio
-Hoje é dia 13 de Agosto, 3ª feira, Memória de Santa Dulce dos pobres

-No Evangelho de hoje, Jesus nos diz que para participar do Reino é preciso tornar-se pequeno como as crianças. Estes, Deus não quer que se percam. Por isso, precisamos cuidar de todos os que se encontram às margens, distantes de Cristo, impossibilitados de caminharem juntos.
Peça ao Senhor a graça de se reconhecer pequeno diante de Deus e dos homens, vivendo com simplicidade, como uma criança.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos 1 a 5, 10 e 12 a 14:

“Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, recebe a mim mesmo. Atenção! Não desprezeis um só desses pequenos! Eu vos digo que seus anjos, no céu, comtemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes, para ir atrás daquela que se extraviou? E se a encontrar, em verdade vos digo, ele se alegrará mais por ela do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o vosso Pai que está nos Céus não quer que se perca nenhum desses pequenos.”

- A pergunta dos discípulos a Jesus sobre quem é o maior no Reino dos Céus dá a ele a oportunidade de explicar a diferença que existe entre o Reino dos Céus e os reinados aqui na terra. Pela experiência dos discípulos, num Império, sempre há o grande chefe. Aquele quem manda em todos que são seus súditos. Até hoje continua assim. Sempre tem um que se considera o maior. Mas para Jesus estar a serviço do outro, acolher a todos os que necessitam de ajuda, é que torna uma pessoa agradável a Deus como foi Santa Dulce dos pobres. O importante é que diante do olhar de Deus todos são iguais. E se qualquer um desses se perder, Deus vai em busca dele. Procura-o até achar e lhe dá a liberdade de escolha para retornar a ele. Peça ao Senhor para que não seja como aqueles que, por possuir uma riqueza maior, agem como se fossem donos dos seus subordinados, explorando-os.

-Que olhar você tem para com as crianças e o que é que elas te ensinam? O caminho para Deus é o da sinceridade, leveza e simplicidade. É este o caminho que você tem percorrido? É este que você quer percorrer?

-Disse Jesus: “Quem se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, recebe a mim mesmo”. Ser pequeno não significa ser inferior. Jesus ensina que no seu Reino não existe essas categorias. O pequeno, o simples, o insignificante, o marginalizado, estes são os que contam para Deus, desde que abram para fazer a vontade do Pai Celeste. Deus tem predileção pela ‘ovelha perdida’, o pecador. Fazer a vontade do Pai é ir em busca desse irmão que se desvia do bom caminho e agir como o bom pastor que vai em busca da ovelha perdida. Nos lembra um refrão meditativo:

Confiemo-nos ao Senhor. Ele é justo e tão bondoso
Confiemo-nos ao Senhor, Aleluia.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Peça ao Senhor que te conceda a graça e o discernimento para viver sempre atento aos cuidados e necessidades das crianças. Delas são o Reino dos Céus.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH