Você está em:

12 de outubro, sábado, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Baixar áudio
– Hoje é dia, 12 de outubro, sábado, solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.

– As Bodas de Caná é a festa de casamento de Deus com a humanidade. É o símbolo da aliança que Deus faz com seu povo. A vida é apresentada como um banquete, uma festa, a festa nupcial. O vinho representa a alegria. No banquete da vida não pode faltar alegria. Porém, num dado momento, nota-se que acabou o vinho. Isto é, nota-se que o povo não está tendo mais alegria. Quais são os motivos, hoje, que tiram a alegria do povo? Todos os motivos estão reunidos na expressão simbólica “falta-lhes vinho”. E quem é que percebe que eles não têm mais vinho? É Maria, a mãe de Jesus. Se faltar o vinho da alegria, da esperança, do amor, a festa acaba. Maria recorre ao Filho. Assim sendo, ela age com firmeza e diz: “Fazei o que ele vos disser”. Peça ao Senhor que te dê sempre este vinho melhor que é o seu Filho Jesus, nossa vida, esperança, amor e alegria.

– Escute o Evangelho Segundo João, Capítulo 2, versículos 1 a 11:

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

- Aqui está a chave para solucionar todos os problemas: obedecer a Jesus; fazer o que ele disser; colocar em prática suas palavras; viver os mandamentos de Deus. Talvez seja isso que esteja faltando para que a humanidade encontre a alegria de viver, o vinho da vida plena: Jesus e a sua novidade. Quem o escuta e faz o que ele diz prova desse vinho, e quem provar desse vinho, nunca mais vai querer tomar outro vinho. Quem apontou esse caminho foi Maria. Assim, Nossa Senhora é aquela que indica o procedimento correto para se chegar até seu Filho Jesus. Que saibamos reconhecer esse amor de mãe e aprender com ela a defender a vida. Converse com Deus sobre este vinho melhor e sua novidade e tenha uma vida nova e feliz.

– Você é dócil à Palavra do Senhor? Esta Palavra, que é vinho novo e melhor, tem acolhimento na sua vida, em suas atitudes? O Evangelho, novidade plena de amor e alegria faz parte de sua vida? Você testemunha, no cotidiano da vida, este vinho melhor e sempre novo do projeto de Jesus?

– ... “Fazei tudo o que ele vos disser” diz a mãe de Jesus. Seja obediente à voz do Bom Pastor, à sua Palavra, que é vinho novo e melhor, a fim de plenificar sua vida na graça do evangelho, novidade radical do Reinado de Deus; para que tenha vida e vida em abundância. A música Vinho Novo, do grupo Ministério Hadash, DIZ ASSIM:

Nos lagares
Ou nas prensas
Tu tens feito
Vinho novo
Neste solo
Eu me rendo
Tens arado um novo chão
Então eu me entrego em Tua zelosa mão
Se confio não preciso entender
Faz de mim Teu vaso
Faz de mim oferta a Ti
Faz eu me tornar o que quiser de mim
Eu vim aqui sem nada
Tudo Tu tens dado a mim
Jesus vinho novo
Traz em mim
Faz de mim Teu vaso
Faz de mim oferta a Ti
Faz eu me tornar o que quiser de mim
Eu vim aqui sem nada
Tudo Tu tens dado a mim
Jesus vinho novo
Traz em mim

Pois onde há vinho novo
Há mais poder
Há liberdade
Traz o reino aqui
Deixo as velhas chamas
Para queimar Teu fogo outra vez

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor Deus que enviara seu filho, vinho novo e da alegria, para inundar nossa vida de sua graça libertadora, a fim de que tenhamos vida plena e eterna desde já.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”






Ícone Arquidiocese de BH