12 de maio, Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor!

Baixar áudio
- Hoje é dia 12 de maio, Domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor!

- O Mistério que estamos festejando neste domingo é o mesmo que celebramos cada dia deste tempo de Páscoa ou que celebraremos em Pentecostes: a certeza de que nosso Deus é um Deus Vivo e um Deus de Vida, que não permite que a morte tenha a última palavra e que se empenha para que nós sejamos, junto a Ele, doadores de vida. Peça ao Senhor a graça de reconhecê-lo a cada dia em sua vida.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Marcos, Capítulo 16, versículos de 15 a 20: Mc 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos,
e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes:
expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal
não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes,
eles ficarão curados".
Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu,
e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra
por meio dos sinais que a acompanhavam.

- Na Ascensão, Jesus não nos abandona, pois realizou uma comunhão definitiva com a humanidade, garantindo a ela um destino de plenitude. Ele subiu ao céu para abrir-nos o caminho, mas agora é o Espírito aquele que nos move e nos conduz ao Pai. Jesus “subiu” ao céu porque “desceu” às profundezas da terra. E assim também nos mostrou o caminho. Não podemos subir ao céu se não estivermos dispostos a descer com Cristo ao nosso “húmus”, às nossas sombras, à condição terrena, ao inconsciente, à nossa fraqueza humana. Deixemo-nos invadir pela luz e pela vida d’Aquele que “armou sua tenda entre nós”.

- Depois destes 40 dias de preparação é tempo de nos mover, de sair, de pôr-nos a caminho. É preciso colocar em prática tudo o que foi escutado e experimentado. É tempo de “expulsar demônios, de curar enfermos, de falar linguagens novas...”. Cada um de nós pode dar nome a esses “demônios” que somos chamados a expulsar, às enfermidades que devemos curar ou à linguagem de devemos praticar com insistência. Agora, através do seu Espírito, o Senhor nos coloca em movimento com um envio apaixonante: que a Boa Notícia, aquela que nós já temos recebido, chegue ao mundo inteiro. E com alegria peçamos:

“A nós descei, Divina Luz.
A nós descei, Divina Luz!
Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus,
o amor, o amor de Jesus!

- Ó Espírito Santo, faz de nós testemunhas do Evangelho. Dá-nos o dom da Esperança neste mundo tão cheio de descrédito, desilusão, pessimismo. Quando nos sentirmos cansados e desiludidos, ó Espírito Santo, resgata em nós a confiança na vida. Amém.