Você está em:

12 de maio, 5ª feira da 4ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 12 de maio, quinta-feira da 4ª semana da Páscoa, dia dos Santos Mártires: Nereu, Aquiles e Pancrácio.

– No período pascal somos sempre chamados a aprofundar a grandeza da ação de Deus na história, na Igreja e em cada um de nós. Em sua vida terrena, Jesus deixou traços que nos permitem olhar o mistério do Reino que se desenvolvia por meio de suas palavras, ações e decisões. Em muitas situações Jesus não era compreendido pelos discípulos e houve quem o traísse. Isso nos leva a pensar que ainda hoje, muitos não compreendem Jesus e não se comprometem com o seu projeto de vida, justiça e esperança para todos. Volte a atenção para dentro de você e procure localizar alguma resistência a Jesus ou ao Evangelho. Isso nos ajuda a sermos sinceros conosco e com Jesus.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 13, versículos 16 a 20.
“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

-O Evangelho de João procura destacar a “longa noite da paixão de Jesus”. Ela começa com a traição de Judas que esquece sua condição de servo, de enviado e termina por trair Jesus. Importa lembrar que Judas é membro da comunidade dos discípulos escolhidos. Não basta estar na comunidade, ou dizer-se próximo do Senhor. Pode ser que na comunidade de fé encontremos pessoas que traem o projeto de justiça e misericórdia do Pai. Sabemos que Judas traiu Jesus e Pedro O negou por três vezes. Mas o decisivo vem depois. Pedro negou, mas não se afastou da comunidade, por isso teve oportunidade de renovar seu amor e compromisso com o Senhor, tornou-se líder da Igreja nascente. Judas traiu Jesus e se afastou da comunidade, no desespero acabou passando uma corda no pescoço. Peça ao Senhor que Perseveremos sempre na vida em comunidade e não nos afastemos do projeto de vida de Jesus.

-Tenho consciência de que sou enviado de Jesus, enviado do Pai? Vejo e escuto Jesus nos outros? As palavras e gestos de Jesus me provocam a fazer o que ele fez?

- “É preciso que se cumpra o que está na Escritura” Para ajudar a refletir, acompanhe o texto de Leonardo Boff sobre a “noite escura de Madre Teresa de Calcutá”:

“Como é notório, Madre Teresa vivia em Calcutá
recolhendo moribundos das ruas para que morressem
humanamente dentro de uma casa e cercados de
pessoas. Fazia-o com extremo carinho e completa
abnegação. Tudo indicava que o fazia a partir de uma
profunda experiência de Deus.
Qual não é a nossa surpresa, quando viemos saber de seu
profundo desamparo interior, verdadeira noite sem
estrelas e sem esperança de um sol nascente. Essa
paixão dolorosa durou por quase 50 anos. Já em agosto
de 1959 escrevia a um de seus diretores espirituais:
“Em minha própria alma sinto uma dor terrível.
Sinto que Deus não me quer,
que Deus não é Deus e que Ele
verdadeiramente não existe”.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que com sua paixão se faz solidário ao seu sofrimento, às dores e angústias. Decida-se também a empenhar suas forças no seguimento a Jesus, buscando ser fiel ao seu projeto de amor e misericórdia.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH