Você está em:

12 de julho, 6ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 12 de julho, 6ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum.

-A simplicidade e a prudência são aspectos especiais da pessoa do discípulo seguidor de Jesus, especialmente porque na ação missionária, várias são as situações adversas que atravessarão o seu caminho. Se deixar conduzir pelo Espírito do Pai é a orientação de Jesus. Ouça o Evangelho de hoje, com atenção amorosa e acolhida, a missão que Jesus confia a você. Sem medo, deposite em Deus sua confiança para enfrentar os desafios.... Peça ao Senhor a graça de se deixar conduzir pelo Espírito de amor, Ele que é a força e o protagonista da sua missão no mundo.

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 10, versículos 16 a 23:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes
e simples como as pombas.
Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem".

– O discurso de Jesus é orientação, força e esperança. Quem acolhe o chamado de Jesus para dar continuidade à sua missão, encontra diversos desafios como Ele mesmo enfrentou, ao longo da sua missão. Anunciando a sua mensagem, seus discípulos também experimentarão resistências. A conduta diante das diversas dificuldades é a de enfrentar os “lobos” atuais, sem medo, com prudência e simplicidade, confiando em Jesus, que é a força que conduz a comunidade cristã. Quem o escuta, revigora a esperança e a alegria de perseverar até o fim. Agradeça ao Senhor, pela presença constante em sua vida, por chamar e confiar a você a bela missão de continuar o anúncio da mensagem de Jesus, que transforma e dá sentido a vida de quem ouve e acolhe.

-Quais sentimentos o evangelho de hoje suscitou em você? Já sofreu resistências, perseguições, teve medo ou outras dificuldades ao ser portador da mensagem de Jesus? Você confia na presença fortalecedora de Deus diante destas dificuldades? Já pensou na liberdade que possui de anunciar a mensagem de Jesus, enquanto em outros locais, cristãos são mortos hoje, por testemunharem com coragem a fé cristã?

-Jesus após falar da conduta de cada discípulo, alerta para as dificuldades diversas, as resistências ao anúncio da sua Palavra e da presença do Espírito que conduz e afirma: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. Ouça o que diz Ana Jácomo, em seu poema “Deus está cuidando”:

“Deus está cuidando, mesmo quando não parece.
E o desafio é grande. E o cansaço fala.
E a aparência é a de que o ciclo novo não amanhece.

Deus está cuidando, mesmo quando a dor não dorme.
Quando a paz se ausenta.
Quando a preocupação ocupa todo o território do sorriso.

Deus está cuidando, mesmo quando o medo faz sumir jardim.
Mesmo quando a trajetória é longa.
Mesmo quando nos sentimos sozinhos.

Deus está cuidando da gente”.

-Termina sua oração, na alegria de ser digno da confiança e do cuidado divino. A experiência dos desafios enfrentados pelos discípulos é semelhante a de Jesus, ainda hoje. Coloque os cristãos perseguidos e mortos em suas orações diárias. Peça ao Senhor, a graça de segui-Lo e que o amor à missão, supere o medo e o desânimo diante das dificuldades.

- "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.
Amém.



Ícone Arquidiocese de BH