12 de fevereiro, 6º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 12 de fevereiro, 6º Domingo do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje apresenta um tema complicado para os primeiros cristãos que eram todos judeus. Trata-se de como harmonizar a pregação e a prática de Jesus com a Lei, que para eles era o mais sagrado. Jesus, no entanto, não vive centrado na Lei. Não se dedica a estudá-la nem a explicá-la a seus discípulos. Jesus não foi contra a Lei, mas foi além da Lei. Abra seu coração para que a misericórdia de Deus encontre espaço e começa assim tua oração.

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 17 a 37:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior
que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,
vós não entrareis no Reino dos Céus.
Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás!'
Quem matar será condenado pelo tribunal.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão
será réu em juízo. Ouvistes o que foi dito:
'Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo:
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-Ia,
já cometeu adultério com ela no seu coração.
Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso',
mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'.
Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum.
Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'.
Tudo o que for além disso vem do Maligno".

-Esta é a diferença entre a Lei e o Evangelho: a Lei deixa a pessoa abandonada às suas próprias forças, impõe-lhe preceitos que é preciso esforçar-se por cumpri-los, ameaça-a, premia-a, exige-lhe empenho… O Evangelho, no entanto, coloca a pessoa diante do dom de Deus, faz-lhe conhecer seu Pai, converte-a em filho(a), transforma-a por dentro… e não a obriga a nada. No amor não há imposição, mas acolhida. Deus só pode comunicar sua Vontade na intimidade do nosso coração. Em cada um de nós está a “marca” da presença de Deus. Essa presença é sua “vontade”.

-Frente às limitações do outro, o que prevalece? O peso da lei ou a força da misericórdia?

-No Evangelho de hoje há também um matiz que costumamos passar por alto e que é a essência da proposta de Jesus. O texto não diz: “Se tu tens alguma queixa contra teu irmão”, mas “Se teu irmão tem alguma queixa contra ti”. Trata-se de olhar a própria vida na perspectiva do outro. De fato, quão difícil é nos deter a examinar se nossa atitude prejudicou o irmão. Damos por suposto que quem falha é sempre o outro. A culpa é sempre dos outros. Quando chegarmos a um conhecimento profundo de nosso próprio ser não precisaremos de apoios externos para caminhar para a verdadeira meta. “Ama e faze o que quiseres”, dizia Santo Agostinho ou dito de outra forma: “Quem ama cumpriu toda a Lei”.

- Termina tua oração dizendo ao Senhor que quer viver o amor, que Ele te ajude a cada dia a amar um pouco mais. Peça ao Senhor pela paz no mundo, para que Ele te ajude a ser sinal de sua misericórdia.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!