Você está em:

12 de dezembro, 5ª feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Baixar áudio
- Hoje é dia 12 de dezembro, quinta-feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira principal da América.

-Quando temos uma boa notícia em nossa vida, rapidamente surge em nós o desejo de tornar outras pessoas participantes desse sentimento ao contar-lhes o que nos aconteceu. Com Maria não foi diferente. Ela parte de sua casa e vai até a de sua parente Isabel. Esta é cena narrada para nós hoje.

-Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 1, versículos de 39 a 47.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador".

-Isabel não precisa que Maria comunique, pois já nas primeiras palavras de sua saudação compreende-se que algo novo aconteceu. Não é incrível como nosso corpo fala? É isso que a própria Maria dirá com a expressão “minha alma engrandece o Senhor”, uma vez que “minha alma” indica a totalidade da pessoa para a Sagrada Escritura. Recorde o momento em que mais sentiu alegria e como os outros notaram isso em você.

-Seus encontros com Deus têm trazido alegria em mim? Sua vida e ações comunicam o Deus em que digo acreditam?

-Neste dia dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, vemos na história de sua aparição ao índio Juan Diego que Maria continua indo apressadamente a tantas regiões para que, com seu ser, compreendamos que o Senhor realiza em nós maravilhas. Escutemos um trecho que Nossa Senhora teria dito ao índio no famoso relato de sua aparição:

“Escute, meu filho, não há nada o que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija nem o perturbe.”

- Senhor, que pela intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, continuemos a levar tua Palavra a todos que necessitam dela.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte. Amém

Ícone Arquidiocese de BH