12 de Agosto, 3ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 12 de Agosto, 3ª feira, 19ª Semana do Tempo Comum.

-O projeto de Jesus revelou-se luminoso, mas, humanamente falando, parecia inviável, pois todo grupo humano busca organizar-se numa estrutura de poder, e os discípulos de Jesus pretendiam fazer isso, de maneira que alguns pudessem ocupar os lugares-chave da comunidade. Por isso, para inverter esse modelo e criar uma comunidade diferente, Jesus toma uma criança e realiza um gesto provocativo: coloca-a no centro e a abraça.

-Escuta as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 18, versículos 1 a 5, 10 e 12 a 14:

“Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como criança, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, recebe a mim mesmo. Atenção! Não desprezeis um só desses pequenos! Eu vos digo que seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes, para ir atrás daquela que se extraviou? E se a encontrar, em verdade vos digo, ele se alegrará mais por ela do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o vosso Pai que está nos Céus não quer que se perca nenhum desses pequenos.”

- No espaço central da Igreja, abraçada a Jesus, encontramos uma criança; a nova comunidade passa a ser lugar para o abraço. Com esta imagem desaparecem os modelos de domínio e prestígio (ser maior, ser primeiro, ter mais poder). A criança é a maior e a primeira, não é preciso buscar mais. A partir daí se pode falar de igreja: quem acolhe a criança, oferecendo-lhe espaço para o abraço no centro da casa, esse, sim faz parte da comunidade cristã.

-Que olhar você tem para com as crianças e o que é que elas te ensinam? O caminho para Deus é o da sinceridade, leveza e simplicidade. É este o caminho que você tem percorrido? É este que você quer percorrer?

-Disse Jesus: “Quem se fizer pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, recebe a mim mesmo”. Frente uma sociedade do “descarte”, onde as crianças são as primeiras vítimas da violência, o evangelho de hoje torna-se ocasião privilegiada para repensar a atitude dos cristãos frente à infância desamparada. A Igreja deve fazer-se lugar de vida para as crianças! Jesus nos revela que é a criança que vai mostrando o caminho. Aquilo que os adultos esqueceram e que a sabedoria busca, as crianças sabem. Os sábios sabem que existe uma progressiva cegueira das coisas à medida que o seu conhecimento cresce. Os adultos, para se salvar, deveriam rezar diariamente a reza mais sábia de todas, como a poeta Adélia Prado:

“Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande...”

- Peça ao Senhor que te conceda a graça e o discernimento para viver sempre atento aos cuidados e necessidades das crianças. Implore ao Senhor pela paz, reze pelas inúmeras crianças vítimas da fome e das guerras.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ícone Arquidiocese de BH