Você está em:

11 de maio, Sábado, 6ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 11 de maio, sábado da 6ª semana da Páscoa

-No Evangelho de hoje, Jesus orienta aos discípulos que faça pedido do que desejarem ao Pai, pois o que pedirdes, recebereis, para que vossa alegria seja completa. Com Jesus também nós aprendemos que o que pedirmos ao Pai, em seu nome, receberemos, pois o próprio Pai nos ama, porque acreditamos em Jesus e cremos que ele veio do Pai. Peça ao Senhor a graça de receber o Espírito da verdade para melhor compreender as coisas ditas por Jesus.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 16, versículos de 23 a 28:

“Naquele dia, não me perguntareis mais nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em me nome, ele vos dará. Até agora, nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa. Eu vos tenho falado dessas coisas por meio de figuras. Vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas abertamente vos darei a conhecer o que se refere ao Pai. Naquele dia, pedireis em meu nome, e não digo que eu rogarei ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amais e credes que saí de junto de Deus. Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai.”

-Os evangelhos desse período Pascal são muito ricos e nos trazem boas conversas de Jesus com os discípulos. É uma preparação para ajudá-los a continuar seguindo Jesus após a ressurreição. Agora Ele é reconhecido o Cristo, o Ungido que volta para o Pai, mas irá enviar seu Espírito para a alegria dos discípulos e nossa. Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de acolher o Espírito Santo que te ajuda a compreender todas as coisas sobre o mistério da vida do crucificado-ressuscitado, colocando-nos no seu seguimento.

-O pedir em nome de Jesus é um pedir em união com ele. Esta união será completa a partir do dom do Espírito Santo que será enviado quando do seu retorno ao Pai. Um Espírito de amor, que revela o Pai, e une o Pai e o Filho. Em Jesus, o Pai ama a humanidade, os homens e mulheres. O Deus de Jesus nos ama e conhece nossas necessidades. Você crê nisso? Você é confiante na afirmação de que Deus atende as nossas necessidades?

-“Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”. Jesus ensina seus discípulos a orarem em profundidade. Encontramos aqui a essência da fé cristã: Jesus saiu de junto do Pai e agora está voltando para o Pai. Então podemos falar ao Pai na confiança que ele nos atenderá. Assim deverá ser nossa oração: Quando feita em nome de Jesus, nasce de profunda intimidade com ele, com o Pai e com o Espírito Santo. O Espírito Santo é quem garante a eficácia de nossa oração, pois não sabemos o que pedir. É o próprio Espírito que intercede por nós. Digamos:

Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar
A nossa vida vem, Iluminar,
Nossa família vem, Iluminar.


-Ó Espírito Santo, dá-nos o dom da mansidão!
Faz de nós, ó Espírito Santo, testemunhas da mansidão e da paz. Dá-nos sabedoria e discernimento em todas as situações.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ícone Arquidiocese de BH