11 de junho, 3ª feira, Memória de São Barnabé, apóstolo

Baixar áudio
- Hoje é dia 11 de junho, 3ª feira, Memória de São Barnabé, apóstolo.

- Os missionários e missionárias de Jesus consagram-se com zelo total ao reino de Deus. Assim como o apóstolo São Barnabé, sejamos felizes no cumprimento da missão. Homens e mulheres cheios de alegria, bondade e repletos do Espírito Santo. Discípulos e discípulas missionários preocupados não tanto com a eficiência e cumprimento de metas missionárias, mas que deixam o Espírito agir em favor da nossa fraqueza, confiando na providência amorosa de Deus. Abra seu coração para escutar o que a Palavra de Deus hoje te diz.

- Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 10, versículos de 7 a 15.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho,
nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno.
Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a.
Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna,
volte para vós a vossa paz".

- Jesus oferece um projeto de missão e dá suas orientações sobre um plano a seguir. O conteúdo principal da mensagem a ser transmitida é uma boa notícia: “O Reino dos Céus está perto de vocês!” A novidade do Reino é a transformação do mundo e da humanidade: curar os doentes, libertar do mal, levantar – ou seja, ressuscitar – quem está vivendo sem dignidade ou proteger a vida onde ela está ameaçada, em qualquer das suas etapas. Peça ao Senhor que te ajude a ser missionário da sua boa notícia, a cada dia.

– Diz Jesus “Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos”... Outra indicação de Jesus para a missão, é o desapego. Quem acumula coisas, bens, cristalizando pensamentos e ações, carrega um peso adicional e desnecessário. Isso atrapalha a fluidez do Espírito Santo, que é livre e sopra onde quer. A indicação de Jesus é para sacudir a indecisão e viver a gratuidade que caracteriza os verdadeiros missionários. Por fim, Jesus orienta a missão dentro da casa: o primeiro dom que a missionária e o missionário oferecem é a paz, da qual são portadores por excelência. E assim a paz de Cristo vai reinar com eles naquela casa. Diz uma música:

Vai, vai, missionário do Senhor!
Vai trabalhar na messe com ardor.
Cristo também chegou pra anunciar,
Não tenhas medo de evangelizar!

– Termina sua oração pedindo a intercessão de São Barnabé para que rogue a Deus por nós, para que sejamos, cada vez mais, missionários do Amor de Deus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!