11 de julho, segunda-feira, memória de São Bento, abade

Baixar áudio
- Hoje é dia 11 de julho, segunda-feira, memória de São Banto, abade

-Caminhamos no cotidiano do Tempo Comum da liturgia e da vida. Somos esperançados pela Palavra de Deus que é sempre um impulso para frente, nos empurrando para Deus. Peça ao Senhor a graça de deixar-te conduzir pelo Senhor, esperar n’Ele e escolher viver as coisas do Reino, na relação íntima e transformadora com a Palavra de Deus.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 10, do versículo 34 ao capítulo 11, versículo 1:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

-Somos chamados a fazer uma escolha. Certos que somos livres para trilharmos o caminho que nossa vontade alcança. O caminho de Deus é desafiador porque causa incompreensões da parte de quem insiste em ir na contramão do que ensina a Palavra de Deus. Nossa vontade deve ser grande para desejar as coisas grandes que Deus espera para nós. Converse com Deus sobre tua vontade de alcançar as coisas do Reino dos Céus. Peça a graça da compreensão do grande desafio que traz a fidelidade daqueles que escolhem caminhar com Jesus Cristo.

-De que maneira exerces tua liberdade? Tens a clareza que escolher seguir a Jesus Cristo é ruptura com tudo aquilo que não defende a vida? Qual a medida da tua fidelidade ao Senhor? Procuras ter uma vida coerente com as exigências do Reino de Deus?

- “Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. Jesus nos ensina a escolhermos muito bem qual a vida que queremos: aquela que se perde na busca de querer tudo para si; ou aquela que se encontra na oferta de si mesmo a Deus e seu projeto de amor e solidariedade. Sê corajoso e entrega tua vida ao Senhor. Ouça o poema do jesuíta Pe. Benjamim Gonzales Buelta:

O que a gente retém só para si
é o que se corrompe dentro de nós como água parada.
O que a gente deixa passar para os outros
é o que lava nossa intimidade como água que corre.
Tudo o que é retido se deteriora até desintegrar-se,
e o próprio coração se converte em carcereiro.
Tudo o que é presenteado cresce sem fim
com vida própria, e nosso coração se converte em criador.
Guardar-se inteiramente para si é a única forma
de perder-se eternamente na esterilidade da morte.
Perder-se inteiramente a si mesmo
É a única forma de ganhar-se eternamente no Reino da Vida.

- Quando tiveres dúvida em teu coração se vale a pena seguir a Jesus Cristo, pensa que nasceste para a eternidade; que só alcançamos a felicidade quando buscamos incansavelmente realizar na vida do outro aquilo que desejamos para nós mesmos: a justiça, contra toda injustiça; a bondade, contra todo tipo de maldade; o amor, contra todo egoísmo. Experimente dentro de ti aquela paz estranha que conquistamos pela espada que divide aqueles que escolhem a vida e aqueles que insistem em viver nas sombras da morte.

- Ó Deus, que fizeste o abade São Bento preclaro mestre do teu serviço, concede que, nada preferindo ao teu amor, corramos de coração dilatado no caminho dos teus mandamentos. Amém!