Você está em:

11 de abril, 2ª feira da Semana Santa da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 11 de abril, Segunda feira da Semana Santa da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus está em um jantar na casa de Marta, Maria e Lázaro. Celebravam agradecidos a Jesus, a vida de Lázaro. Do coração e gesto de Maria brota a gratidão fruto do reconhecimento da ação de Deus em Jesus e também o prenúncio de sua Páscoa na vida de Lázaro. Esse gesto não foi compreendido por Judas que, ao contrário, tinha em seu coração outra motivação que não era a gratidão, mas sim a ganância, o interesse em furtar, pois era ladrão. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a semente da palavra de Deus para que assim, ela frutifique em tua vida gerando gestos de gratidão.

- Escuta o Evangelho de São João, capítulo doze, versículos de um a onze:

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 'Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?' Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

- “A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo” (Jo 12,3). Os gestos de gratidão a Deus contagia o coração e o mundo gerando a alegria, o bem e a paz. Diferentemente desse gesto, a inveja e a maldade contaminam não só o coração humano e o mundo. Disto o coração de Judas estava cheio. Outra era sua intenção, seu objetivo ao propor que o dinheiro daquele perfume fosse oferecido aos pobres. Somente o amor é capaz de gestos nobres e desprovidos de interesses.. Maria ofereceu o que tinha de melhor por amor, enquanto Judas estava voltado para si mesmo na estreiteza de seu coração. Converse com o Senhor pedindo a graça de estar sempre atento à sua palavra capaz de transformar seu coração.

- A exemplo de Maria, o que você é capaz de fazer por Jesus? Você é agradecido a Jesus pela oferta de sua vida por você? Você é capaz de agir como Jesus através dos gestos de amor pelo seu irmão?

- “...Ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos” (Jo 12,3). O gesto de Maria não só foi expressão de gratidão a Jesus pela vida de seu irmão Lázaro, bem como sinalização antecipada do Mistério da Páscoa de Jesus. Ter um coração agradecido é reconhecer que tudo vem de Deus , a ele pertence e por ele é conduzido. Ouçamos um pequeno texto do Pe. Adroaldo Palaoro em seu artigo “A gratidão, a mais agradável das virtudes”:

“Viver como agradecidos é reconhecer que tudo é dom, que nada nos é devido, que tudo parte de um Deus Misericórdia, cuja grandeza e bondade são insondáveis. Intuir isto, é reconhecer que só podemos viver diante d’Ele dando-lhe graças. E isso gera um modo novo de nos situar não só diante de Deus, mas também diante dos outros e de nós mesmos. Na experiência bíblica, a gratidão nasce com naturalidade e espontaneidade nos corações humildes, nas pessoas conscientes de que aquilo que recebem não é por mérito ou retribuição. Tudo é gratuidade. A gratidão é a virtude humana por excelência. Por um pouco que a deixemos aflorar, a gratidão irá abrindo caminho, pacificando nosso coração e fazendo emergir, ao mesmo tempo, o melhor que há em nós”.

- Termine sua oração dando graças a Deus pela semente de sua palavra lançada em seu coração. Peça a Ele que com a força do seu Espírito de amor, você tenha um coração sempre agradecido e reconhecido pelos seus dons em sua vida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre . Amém.
Ícone Arquidiocese de BH