Você está em:

10 de maio, 6ª feira, 6ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 10 de maio, Sexta-feira da Sexta semana da Páscoa.

- Estamos próximos à grande celebração em que Jesus sobe aos céus. Os momentos de despedida nunca são fáceis e sabemos bem o que a ausência de uma pessoa querida significa em nosso cotidiano. Apesar de termos fotos ou mesmo meios tecnológicos que diminuam a distância, a ausência da presença física do outro é sempre sentida. Jesus conhece bem essa experiência humana e, por isso, nos deixa seu conforto no Evangelho de hoje. Abra seu coração para acolher a Palavra que Deus te dirige hoje.

-Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 16, versículos de 20 a 23.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada".

- Uma vez que nós encontramos Jesus em nossas vidas, fazemos igual à Maria Madalena: queremos segurá-lo, a fim de nunca mais perdê-lo de vista. Porém, Jesus nos ensina uma outra dinâmica para nos relacionar com Ele. É preciso deixá-lo livre, para que continue a nos guiar por meio de Sua Palavra. Isso não é fácil, pois, nos momentos em que nos sentimos desnorteados, percebemos como seria bom ter Deus em nosso bolso, tê-lo em nosso alcance. Reflita sobre o seu relacionamento com Jesus, se é capaz de caminhar com Ele sem prendê-lo somente com você.

- Tens permitido que a Palavra de Jesus guie teus passos diariamente?

- “A vossa tristeza se transformará em alegria”, diz Jesus. Despedir-se não é fácil. Jesus deixa isso claro quando afirma que sabe bem como seus discípulos se sentirão com sua ausência física. Porém, essa despedida possui a certeza de um encontro em breve. Por isso é necessário manter viva a Sua Palavra em nós, para que não percamos a beleza do seguimento. Aliás, é típico do amor ter algo sem jamais possuí-lo. “Quem ama vive dizendo adeus”. É assim que Vinícius de Moraes e Nilo Queiroz dizem na canção Ai de quem ama. Escutemos:

“Quanta tristeza
Há nesta vida
Só incerteza
Só despedida

Amar é triste
O que é que existe?
O amor

Ama, canta
Sofre tanta
Tanta saudade
Do seu carinho
Quanta saudade

Amar sozinho
Ai de quem ama
Vive dizendo
Adeus, adeus”

-Apresente ao Senhor sua vida. Peça que Ele o ajude a reconhecer Sua presença amiga, fortalecedora, fonte da coragem que sustenta você nos tempos difíceis que se apresentam ao longo da caminhada da vida.

- Ó Espírito Santo, vem em socorro da nossa fraqueza!
Examina nossos corações, ó Espírito Santo e dá-nos o dom da fortaleza para seguirmos firmes na fé, sobretudo, nas situações mais difíceis. Amém.



Ícone Arquidiocese de BH