10 de junho, 2ª Feira, 10ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 10 de junho, 2ª Feira da 10ª Semana do Tempo Comum.

-Uma das atitudes mais difíceis de ser tomada é a do despojamento, ou do desapego. Nós nos apegamos a coisas e pessoas por pura insegurança, por carências, por dificuldades de assimilar quais são os verdadeiros valores do Reino de Deus. Jesus, depois de se encontrar com uma multidão de necessitados, busca consolá-los. Sobe ao monte com seus discípulos e ali redige o código da consolação dos que sofrem: os pobres, os aflitos, os subjugados, os sedentos por justiça. Por outro lado, mostra que os bons não perdem por ser bons: os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, terão sua recompensa encontrando misericórdia, encontrando-se com Deus e sendo considerados como filhos dele. Peça ao Senhor que lhe ajude ser desapagado a fim de trabalhar em sua vida os valores do Reino.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 1 a 12.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós".

-Jesus continua sua mensagem consoladora, lembrando aos que são perseguidos por causa da justiça, aos que são insultados e perseguidos, aos humilhados e caluniados por causa dele, que eles não devem desanimar, ou perder a esperança, porque serão consolados e receberão a recompensa de Deus. Essas consolações não são apenas mensagens de esperança, e sim o código da Nova Aliança, o anúncio da vinda do Reino de Deus, por meio de Jesus, do seu compromisso com a vida dos sofredores. Ao mesmo tempo em que são anúncio de esperança aos sofredores, são ensinamentos profundos para os discípulos, cuja missão consiste em fazer acontecer tais bem-aventuranças. Converse com o Senhor sobre sua disponibilidade e compromisso em viver à luz desta nova constituição do novo povo de Deus.

– Você está disposta(o) a realizar a vontade de Deus contida na proclamação das Bem-aventuranças? Assume este verdadeiro caminho da felicidade como discípula(o) missionária(o) objetivando o compromisso com o Reino? Você ajuda as pessoas a não perderem a esperança diante de tantos desafios e dificuldades na estrada da vida com fé?

– “... Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim.” Assim, siga com coragem e esperança no testemunho dos valores do reino, que Jesus testemunhou pra todos nós, sobretudo na proclamação das Bem-aventuranças. Diz o poema “O Fermento de Deus” de Dom José Tolentino Mendonça:

Os que se afadigam com duros fardos,
Os que esgotaram entre canseiras sua porção:
Como ramo que reverdece terão ainda vigor.
Os de ânimo abatido levantarão o olhar;
Uma estrela guiará nossos passos dispersos:
Não mais seremos expostos à solidão.
Ao que chora será dito: <>
Ao da margem alguém gritará:
<>
Os que lamentam tesouros gastos
Reaprenderão a esperar pelo orvalho.
E em qualquer canto da terra,
Quem reparte a vida e a beleza
Será chamado o fermento de Deus.

– Termina sua oração, pedindo ao Senhor que lhe ajude com sua graça a viver com intensidade os valores do reino proclamados nas Bem-aventuranças e que faz de você uma pessoa verdadeiramente feliz no amor de Jesus.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A
SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.