10 de julho, 4ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 10 de julho, 4ª feira, 14ª semana do tempo comum

-No Evangelho de hoje, o evangelista Mateus nos conta os nomes dos escolhidos por Jesus, para caminhar com ele. A escolha e missão dos doze discípulos significa a restauração do povo de Deus representado pelas doze tribos de Israel. Peça ao Senhor a graça de também ouvir seu chamado.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 10, versículos 1-7.

“Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade para expulsar os espíritos impuros e curar toda doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou esses doze, dizendo-lhes: “Não ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Por onde andardes, proclamai: O Reino dos Céus está próximo”.

-Conhecendo os evangelhos percebemos que a missão acontece em duas etapas. A primeira, em Israel, durante toda a vida de Jesus; A segunda etapa acontece depois da ressurreição, para todas as nações, na Igreja, e com a marca do Batismo, conforme o envio feito por Jesus. Jesus apresenta a missão de curar e libertar, instrui e mostra seu plano de trabalho. O Reino de Deus está próximo. Este anúncio que está no centro da missão de Jesus e dos apóstolos, nos revela que algo novo está acontecendo. Ele veio anunciar um novo Reino, onde impera a paz e a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
Peça ao Senhor o dom de anunciar a Palavra de Deus e seu Reino de amor a todos.

-Jesus nos chama como aos doze apóstolos, cada um pelo seu nome. Você tem consciência de que é chamado(a) de forma pessoal, particular e acredita que Jesus precisa de você? Que caminho o Senhor te oferece? Quem são, à sua volta, as ovelhas perdidas de Israel? O que você faz desta missão?

-“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Por onde andardes, proclamai: O Reino dos Céus está próximo”. De diferentes culturas e condições sociais, os Doze formam o núcleo da comunidade de Jesus: solidária e aberta para anunciar o evangelho por todo o mundo. Os apóstolos faziam as mesmas tarefas de Jesus: expulsar espíritos impuros e “curar toda doença e enfermidade”. O que devem anunciar? O Reino de Deus está próximo, isto é, está ao alcance de todos aqueles que queiram aceitá-lo. Como nos lembra uma conhecida música de nossas comunidades:

Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça
E tudo o mais vos será acrescentado, Aleluia, Aleluia!
Não só de pão o homem viverá, mas de toda a palavra
que procede da boca de Deus, Aleluia! Aleluia!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Peça que Ele te ajude a acolher o Reino dos Céus que se faz presente no meio de tua vida.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.