10 de fevereiro, 6ª feira, 5ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 10 de fevereiro, 6ª feira da 5ª Semana do Tempo Comum.

-No evangelho de hoje, Jesus ainda caminha por uma região pagã e lhe pedem para curar um surdo. Jesus faz um gesto curioso, cospe no chão e com sua saliva toca a língua do enfermo. Este gesto lembra o ato criador de Deus que cria o humano a partir da terra. Independente do gesto, o mais importante é que a doença foi curada e que o homem prosseguiu com sua vida normalmente. Peça ao Senhor que te ajude a compreender que somos todos irmãos e irmãs e que a salvação é para todos.

-Escuta o Evangelho Segundo Marcos, capitulo 7, versículos 31 a 37:

Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia
e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele.
Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!'
Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém.
Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas:
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'.

-Ao realizar a cura do surdo mudo, Jesus liberta o ser humano e resgata sua dignidade, oferecendo condições para discernir e proclamar a palavra. O toque do Senhor chegou aos lugares mais profundos de seu ser e conseguiu retirar a limitação que se impusera em sua vida. Nesta perspectiva, apresente ao Senhor suas próprias limitações, as vezes em que você não escuta a Palavra que ele te fala, o coração endurecido que te distancia desse Deus e como aquele homem, deixe que o Senhor toque a tua surdez e te faça perceber aquilo que precisa ser transformado.

-Você realmente escuta a Palavra de Deus? Sua vida está sendo transformada pela Palavra? Como pode se colocar em plena sintonia com a Palavra proclamada?

-“Jesus faz bem todas as coisas”, diz o evangelho. A bondade de Deus é plenamente comunicada por Jesus. Esta alegria deve ser também por nós comunicada a toda a humanidade. Veja o que diz o teólogo Henri Nouwen, e deixemo-nos transformar:

"Lamentar é algo que nos empobrece e nos faz lembrar vivamente de nossa pequenez. Mas é precisamente aqui, no meio da dor, da pobreza ou da fraqueza que o Dançarino nos convida a levantar e a dar os primeiros passos.
É dentro do nosso sofrimento, e nunca fora dele, que Jesus entra em nossa tristeza, toma-nos pela mão, puxa-nos gentilmente, fazendo-nos ficar de pé e nos convida a dançar.
E descobrimos o caminho da oração, como o salmista: "Converteste o meu pranto em dança" (Sl 30,11) porque, no âmago da nossa tristeza, encontramos a graça de Deus”.

- Termina tua oração rezando com “sua surdez”. Não tenha receio de apresentá-la ao Senhor, pois Ele é aquele que pode arrancar do seu coração as resistências que te atrapalham no caminho cristão.

- Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.