Você está em:

09 de novembro, sábado, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma)

Baixar áudio
- Hoje é dia 09 de novembro, sábado, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma)

- No evangelho de hoje Jesus, como bom judeu, sobe a Jerusalém para a grande festa da Páscoa. Contudo, no templo há comércio de animais para serem oferecidos como sacrifício, ocasião de exploração dos pobres. O lugar de oração, de encontro com Deus, se transformava em “casa de comércio”. Jesus expulsou todos dizendo que o Templo, a casa do Pai, não é lugar de comércio. Peça ao Senhor a graça de, como Jesus, ter zelo pela casa de Deus e fazer a experiência do encontro com o Pai, por meio da pessoa de seu filho, Jesus.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 2, versículos 13 a 22:

Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.
No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas.
E disse aos que vendiam pombas:
"Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!"
Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz:
"O zelo por tua casa me consumirá".
Então os judeus perguntaram a Jesus:
"Que sinal nos mostras para agir assim?"
Ele respondeu:
"Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei".
Os judeus disseram:
"Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?"
Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo.
Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

– Os líderes judeus, que presenciaram o que Jesus fez, percebem a autoridade de dele e pedem que justifique o que fez, por meio de sinais e atitude. Jesus responde: "Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei". Eles não compreendem pois Jesus estava falando da sua ressurreição, de Si mesmo, como “templo”, lugar onde Deus se faz presente no meio da humanidade. Em Jesus se dá a experiência do encontro com o Pai, a entrega da sua vida, do seu amor e a relação maior entre a humanidade e Deus. Agradeça ao Senhor a beleza e imensidão do seu amor, que por meio de Jesus e do Espírito Santo, está presente no meio da sua vida, na vida da comunidade.

- Você faz experiência de encontro com Deus no cotidiano da sua vida? É uma expressão gratuita de amor? Percebe que a relação com Deus não deve ser um “negociar” para obter benefícios? Reconhece a Igreja como sinal da presença histórica da caminhada cristã no mundo? Como Jesus, você é voz contra a exploração, especialmente quando esta é feita em nome de Deus?

-“Jesus estava falando do Templo do seu corpo”. A proximidade de Jesus, se dá pelo comprometimento em seguir seus passos, abraçar seu projeto de vida, no viver conduzido pelo seu Espírito. Ouça o que Pe. Adroaldo Palaoro diz, em uma de suas reflexões:

“...No Reino de Deus não se requer “templos” mas corpos vivos. Estes são os santuários de Deus, onde brilha Sua presença e Seu amor, onde as pessoas vivem dignamente. Jesus não veio para continuar a linha religiosa tradicional. Veio para propor uma humanidade restaurada a partir do princípio da centralidade da vida das pessoas que vivem com dignidade. Sobre esta base é possível sonhar e construir outra maneira de viver e outra maneira de ser”.

- Hoje a Igreja celebra a “Festa da Dedicação da Basílica de Latrão” é ocasião de lembrar que a Igreja é, no meio do mundo, a “morada de Deus”, por meio dela temos o testemunho da presença de Deus ao longo da caminhada humana na história. Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de ouvir a voz do seu Espírito e por Ele, deixar-se conduzir, traduzindo em atitudes de encontro com Deus e com o próximo, no amor que promove a paz e a justiça, em nosso mundo.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH