09 de Maio, 2ª feira da 4ª semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 09 de Maio, Segunda Feira, 4ª semana da Páscoa.

-O Evangelho de hoje nos fala da alegria de se colocar no seguimento de Jesus, pois ele é a porta aberta. Ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Quem ouve sua voz e vai até ele, encontra a salvação. Quem caminhar até ele encontrará a porta aberta. Ele é o Bom Pastor que entrega livremente sua própria vida em favor de suas ovelhas. Ele chama a cada uma de suas ovelhas pelo nome, olha para elas com ternura. Quem escuta sua voz, vai e o segue porque conhece sua voz. Peça ao Senhor que esteja sempre atento para escutar a voz do Bom Pastor e responder ao seu chamado para caminhar com ele.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 10, versículo de 01 a 10:
“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem, porém, entra pela porta, é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre; as ovelhas escutam sua voz, ele chama cada um pelo nome e as leva para fora. E depois de conduzir para fora todas as que são suas, ele caminha à frente e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Tal foi a comparação que Jesus lhe propôs, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus tornou a falar: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quanto vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

- Jesus entregou sua vida por nós. Jesus entra na lista dos profetas que denunciam os falsos pastores e anunciam para Israel um pastor segundo o coração de Deus, justo e misericordioso. Um pastor compassivo que conduz suas ovelhas às pastagens verdejantes, diferentemente dos pastores falsos que levaram Israel – o povo de Deus, a adorar ídolos.Peça ao Senhor que você seja um bom pastor, que possa, a exemplo de Jesus, conduzir sua comunidade para o caminho que leva à adoração do Deus verdadeiro.

- Em nossos dias ainda ouvimos vozes: nos falam os pais, os amigos, os jornais, rádios, televisões, os políticos. Todos prometem segurança, felicidade, conforto. A quem devemos dar ouvidos? Ainda hoje temos dificuldade de acreditar, de discernir e acabamos confundindo o bom pastor com os falsos pastores que ainda existem. Como ficar mais atento e ouvir o Bom Pastor?

- “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem! ” Jesus se apresenta, por duas vezes, como a “porta das ovelhas”. A porta tem duas finalidades: a de permitir a passagem dos donos da casa e a de impedir o ingresso dos estranhos. Jesus, ao afirmar que é a porta, é porque é ele que decide quem deve ter acesso às ovelhas. Pode passar pela porta quem é Pastor autêntico e que tem os seus mesmos sentimentos e suas mesmas atitudes em relação às ovelhas, ou seja, quem está disposto a dar a vida como ele fez. Diz assim o Salmo 23:

“O Senhor é o meu pastor.
Nada me falta.
Em verdes pastagens me faz repousar;
para fontes tranquilas me conduz,
e restaura minhas forças.
Ele me guia por bons caminhos,
por causa do seu nome.
Embora eu caminhe por um vale tenebroso,
nenhum mal temerei, pois junto a mim estás;
teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo.

Diante de mim preparas a mesa,
à frente dos meus opressores;
unges minha cabeça com óleo,
e minha taça transborda.
Sim, felicidade e amor me acompanham
todos os dias da minha vida.
Minha morada é a casa de Deus,
por dias sem fim.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele é a porta aberta que te dá a liberdade de entrar e sair de sua vida, mas ele jamais te abandonará. Permanecerá sempre contigo. Que ele te conceda a graça de poder senti-lo sempre perto de você.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.