09 de agosto, 6ª feira, 18ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 09 de agosto, sexta-feira da 18ª Semana do Tempo Comum.

– O evangelho desse dia é vocacional. Vocacional porque fala do chamado de Jesus. Ele chama a cada um de nós e estabelece os critérios, as condições para o seguimento: renúncia, despojamento, compromisso, mudança de vida, de conduta etc. Para segui-lo livremente, é preciso renunciar a nós mesmos. É a primeira condição e a maior de todas as renúncias, porque derivam todas as demais. Renunciar a si mesmo é um processo de esvaziamento. Esvaziar-se das superficialidades, egoísmo, individualismo, das maldades, do orgulho, da arrogância, da inveja, dos medos, enfim, de tudo aquilo que possa impedir de seguir a Jesus livremente. Peça ao Senhor, que lhe ajude a ter a capacidade de renunciar, esvaziar-se.

– Escute o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 16, versículos 24 a 28.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino".

– O evangelho de hoje nos faz um apelo a configurarmos nossa vida de acordo com seus mandamentos, seus ensinamentos, com a promessa de que, agindo assim, nos encontraremos com Jesus, reconheceremos a ação de Deus em nossa vida. É o prêmio dos fiéis, dos perseverantes, dos que, por amor, não tiveram medo de assumir suas cruzes e a dos irmãos. É preciso que saiamos de nosso individualismo, comodismo e assumamos nossas cruzes para transformá-las em vitórias e alegrias. O mundo sonhado por Deus é possível desde que respondamos com zelo ao chamado de Jesus.

– Você busca atender ao chamado de Jesus, superando tudo aquilo que impede segui-lo? Você tem consciência do que fazer para ser fiel em Cristo Jesus? Você consegue renunciar a si mesma(o) para seguir o Senhor na grande vocação de vencer todo individualismo, egoísmo?

– “...Se alguém quer vir após a mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me...” Faz-se necessário que caminhemos despojados de todo egoísmo, individualismo para que deveras sigamos Jesus, assumindo e vencendo a cruz de cada dia.
O poema de Jairo Presente diz assim:

Quem queira seguir Jesus, Em seus ásperos caminhos, Não há de fugir-lhe à cruz,
Toda formada de espinhos.

Alguém talvez interrogue: -“Esses espinhos quais são?” E os entraves da jornada
Fornecem explicação.

E a lágrima de quem pede, É o sarcasmo do descrente, É o logro do obsessor,
É a vaia de muita gente;

É a doença imaginária, Sem trato que nos atenda, É a tentação enfeitada
Que parece de encomenda;

É a crítica do inimigo, É o tapa do ignorante, É a tesourinha das trevas
Que nos corta a todo instante;

É o vinagre da conversa De quem não deseja a paz, É o cochicho venenoso
De quem censura e não faz;

É o irmão desesperado Que nos procura, a berreiro; É a discussão agitada,
É a fuga de companheiros;

É a briga na parentela, Criando desilusão; É a hora do desalento
É o dia da solidão.

Meditemos nesse assunto: Observar é dever. Quem queira seguir Jesus
Tem muito espinho a vencer.

– Termina sua oração pedindo ao Senhor, a coragem de vencer a si mesma(o), superando todo egoísmo que impede de seguir Jesus com fidelidade, despojamento, vencendo a cruz de cada dia, no serviço ao Senhor e ao seu Reinado de amor e justiça.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.