Você está em:

08 de setembro, 6ª feira, Festa da Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria

Baixar áudio
- Hoje é dia 08 de setembro, 6ª feira, Festa da Natividade da Bem Aventurada Virgem Maria.

- "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco". Ao celebrar a festa da Natividade da Bem aventurada virgem Maria, o acento recai não sobre ela mesma, mas naquele que ela deu a luz, o Emanuel, Deus conosco. Com esta festa, não se quer tão simplesmente referir ao seu aniversário, mas sua natividade nos liga ao seu nascimento teológico, isto é quando através do seu sim, ela se comprometeu com o projeto de Deus. Esta festa está intrinsecamente ligada à vinda do Messias, promessa que se cumpriu pelo sim de Maria. Peça ao Senhor a graça de aprender com e como Maria, a dizer sim ao chamado que ele te faz para colaborar também no serviço ao Reio de Deus.

-Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de Mateus , capítulo um, versículos de um a dezesseis e dezoito a vinte e três.
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [...]Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

- O evangelho de Mateus nos apresenta a genealogia davídica de Jesus, desde Abraão até José. Na origem de Jesus está a participação de Maria e José. O anjo do Senhor aparece a José, que ameaçava deixar Maria para não a escandalizar, e lhe diz que tudo o que acontecia a ela era pela ação do Espírito Santo. José também acolhe o anúncio do anjo e assume Maria cumprindo assim o que a profecia havia dito: “Eis que a Virgem conceberá e dará a luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Com a Natividade de Maria, celebramos a bem aventurada entre todas as mulheres porque acreditou e trouxe em seu ventre o Verbo da vida. Converse com o Senhor pedindo a graça de um coração simples, humilde, acolhedor como o de Maria capaz de também anunciar e testemunhar aquele que dela nasceu: Jesus Cristo.

-À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: De que maneira acolho o projeto de Deus em minha vida? Experimento a presença de Deus em minha vida, ele que é o Emanuel, Deus conosco? Exercito meu coração na humildade, simplicidade a exemplo de Maria e José?

-Reconhecendo Maria, Mãe de Deus e nossa, invocada através de muitos títulos, escutemos o poema Sermão do Nascimento da Mãe de Deus por Padre Antônio Vieira:

"Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede para que nasceu... Nasceu para que dEla nascesse Deus... Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; Perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; Perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; Perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; Perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; Perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; Os discordes, para Senhora da Paz; Os desencaminhados, para Senhora da Guia; Os cativos, para Senhora do Livramento; Os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; Os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; Os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; Os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; Os pecadores todos, para Senhora da Graça; E todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus"

-Termine sua oração louvando a Deus pelo nascimento de Maria, através da qual veio até nós o Salvador da humanidade. Peça, por intercessão de Maria, a graça de permanecer no seguimento de Jesus fazendo tudo o que ele diz.

- Maria, Mãe de Deus e nossa: rogai por nós.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH