08 de janeiro, 2ª feira, Festa do Batismo do Senhor.

Baixar áudio
-Hoje, dia 08 de janeiro, 2ª feira, Festa do Batismo do Senhor.

– Hoje encerramos o tempo do Natal. No Evangelho Jesus foi batizado já adulto, um pouco antes de iniciar a sua missão na Galileia. Foi uma experiência profunda e importante para ele, que pleno do Espírito Santo ouviu a voz do Pai: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer". Jesus é filho querido do Pai, que em tudo, o agrada. Ele é nosso irmão pelo nosso batismo. Peça a Jesus a graça de reconhecer-se filha e filho querido de Deus pelo seu batismo.

- Escuta o Evangelho de Marcos, capítulo 1, versículos de 7 a 11:

Naquele tempo, João Batista pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo".
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão.
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer".

- O relato do Batismo nos revela um “novo Tempo” e um “novo começo”: esse Espírito transforma interiormente a Jesus e o capacita para levar a termo a difícil tarefa que lhe esperava. Sobre a terra começa a caminhar um homem cheio do Espírito de Deus. Esse Espírito que desce sobre Jesus é o alento de Deus que cria a vida, a força que renova e cura os viventes, o amor que transforma tudo. Por isso Jesus se dedica a libertar a vida, a curá-la e torná-la mais humana. Para nós também o Batismo significa descer ao nosso “jordão interior”, mergulhar em nossa própria humanidade, para dali sairmos recriados e impulsionados a um compromisso de vida.

- O Batismo significa alguma coisa para você? A partir do nosso Batismo, como devemos renovar nossa maneira de pensar, de dizer e de viver a fé para que a voz do Espírito possa atingir às grandes interrogações, as dúvidas e os medos que brotam e afligem a humanidade?

- "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer", Deus disse a Jesus no Evangelho de hoje e continua dizendo a cada de nós. Diz um refrão meditativo conhecido:

BANHADOS EM CRISTO
SOMOS UMA NOVA CRIATURA.
AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM,
SOMOS NASCIDOS DE NOVO.

- Termina a tua oração agradecendo a Deus pelo seu batismo. Peça ajuda para transformar teu olhar, atitudes e a relação com as pessoas e o mundo. Precisamos parecer-nos mais a Jesus, ou seja, deixar-nos “batizar” por seu Espírito.

– Você foi batizado (a): “Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”. Amém!