08 de abril, Sábado Santo da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é 08 de abril, sábado Santo da Páscoa.

-Solenemente nesta noite celebramos a vitória de Cristo sobre a morte. O sepulcro está vazio, é o que atesta as mulheres que foram visitar o túmulo de Jesus. O medo converte-se em alegria e rapidamente as mulheres correm para dar a boa notícia a todos. De repente, Jesus vai ao encontro delas e com tamanha alegria as mulheres prostram-se aos seus pés e são enviadas pelo próprio ressuscitado a anunciar aos irmãos que se dirijam a Galileia para lá o encontrarem. Esse belíssimo texto nos coloca diante do anúncio que da Ressurreição. Peça ao Senhor a graça de deixar a vida nova da Páscoa trazer a esperança e a confiança de volta a sua vida e ao mundo.

-Escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus capítulo 28, versículos 1 a 10:

Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana,
Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu
e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago,
e suas vestes eram brancas como a neve.
Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.
Então o anjo disse às mulheres: "Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava.
Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos".
As mulheres partiram depressa do sepulcro.
Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.
De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse:
'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
Então Jesus disse a elas: "Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos
que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão".

-Em Jesus acontece algo totalmente novo; Ele traz uma nova maneira de viver que não cabe nos nossos esquemas. Isso exige de nós que, de tempos em tempos, revisemos nossas vidas, conservando umas coisas, alterando outras, derrubado ideias fixas, convicções absolutas, modos fechados de viver... que impedem a entrada da luz da ressurreição. Não há como conter a alegria do reencontro com o Mestre! Os olhos brilham de alegria, a esperança toma conta do coração... eleve ao Senhor palavras de louvor, de agradecimento, bendiga sua vitória sobre a morte e assim, como aquelas mulheres que encontraram Jesus, deixe-se encontrar pelo ressuscitado por meio da oração.

- A ressurreição de Jesus é realmente o fundamento de sua fé? Como ser presença “ressuscitada” no contexto atual onde imperam o “genocídio”, a guerra e a “cultura da morte”? - Seu modo de ser e proceder é portador da paz pascal neste ambiente social e religioso carregado de tanto ódio?

-“Alegrai-vos”, diz Jesus às mulheres no evangelho de hoje. Tamanha foi a alegria e ao mesmo tempo o respeito a uma autoridade, que elas abraçam seus pés. Elas são encorajadas a não ter medo e a prosseguirem o caminho para anunciar a alegria do reencontro com o Mestre. Ele venceu a morte e trouxe de novo a esperança para todos. Diz o Pe. Jackson Câmara Silva:

“A experiência da ressurreição tira-nos do medo que muitas vezes nos paralisa. Deixa-nos livres e abertos para testemunhar a alegria e contagiar os outros. Permita que a expressão “Não tenha medo” continue te encorajando dia após dia.”

-Ao ouvir “Não tenhas medo”, peça a Jesus que aumente sua fé e sua coragem para prosseguir na caminhada. Apresente aquilo que em sua vida necessita ser ressuscitado. Diga ao Senhor que Ele pode contar com você para anunciar o seu Reino de amor.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM.