Você está em:

07 de setembro, sábado, 22ª semana do Tempo Comum

Baixar áudio

- Hoje é dia 07 de setembro, Sábado, 22ª semana do Tempo Comum.

- No evangelho Jesus está com seus discípulos em uma plantação em dia de sábado, dia esse que para os mais rigorosos, não tinha apenas sentido de descanso, mas carregava um peso ritual grande para o cumprimento da Lei. Eis que quando os discípulos colhem e comem algumas espigas, os fariseus logo questionam o porquê de tal transgressão. A resposta de Jesus mais uma vez é um grande ensinamento, utilizando até o grande Rei Davi como exemplo de que a obrigação ritual acaba quando isso acarreta um dano ao ser humano, como a fome. Afinal, as normas foram feitas para o homem, e não o homem para as normas. Abra seu coração para acolher a Palavra que o Senhor te dirige no dia de hoje.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, capítulo 6, versículos 1 a 5:

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo.
Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos.
Então alguns fariseus disseram:
"Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?"
Jesus respondeu-lhes:
"Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram,
quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus,
pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães".
E Jesus acrescentou:
"O Filho do Homem é senhor também do sábado".

- Apesar de vivemos em um contexto histórico bem diferente da época de Jesus, podemos facilmente encontrar certos padrões normativos ao nosso redor, não só na religião, mas dentro da família, nas redes sociais, no trabalho, etc. Jesus vai de encontro aos fariseus quando chama a atenção para o fato de que de nada adianta ser um fiel cumpridor da Lei quando as necessidades básicas do homem jogadas para um segundo plano. Seguir um padrão como esse, simplesmente por seguir, é vazio e não faz parte da promoção do ser humano, que é o objetivo fundamental do surgimento da Lei.

-Como você lida com as Leis? O que este evangelho diz a você?

– "O Filho do Homem é senhor também do sábado", diz Jesus. No nosso mundo, onde escutamos vozes vindas de todos os lugares, é tentador se submeter a um conjunto de regras impostas, seja na religião, na política ou na sociedade em geral, porque retira de nós a responsabilidade de adotar uma postura consciente. É difícil perceber na nossa realidade quando vemos que, ao se esforçar para se encaixar num padrão aceito por todos, acabamos por deixar de lado elementos fundamentais para nós e os nossos próximos. Que Deus nos ajude a nos despojarmos do nosso orgulho e trabalharmos para que a sua Palavra possa ser anunciada como libertação para todos os que tem fome e sede de justiça no nosso mundo. Diz um canto de nossas comunidades:

“A Palavra de Deus é a verdade, sua Lei Liberdade”

-Que nossa oração encontre seu sentido no Deus que nos deixou de presente suas leis e mandamentos, não como um regulamento a ser obedecido sem questionamentos, mas como uma Palavra de amor, que deve ser ouvida conscientemente. Que os ouvidos do nosso interior estejam sempre abertos e a luz esteja em nossos olhos para olharmos com sabedoria para os acontecimentos. Fale com o Senhor sobre isso.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.





Ícone Arquidiocese de BH