Você está em:

07 de maio, 5º Domingo da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 07 de maio, quinto domingo da Páscoa.

- O evangelho de hoje nos convida a retomar a narrativa da última ceia de Jesus com os discípulos. Neste dia do Senhor, em que vivemos o tempo pascal, nos reunimos em comunidade, para celebrar a alegria da presença e renovar nossa fé no ressuscitado. O momento era de apreensão, medo, desilusão, desânimo... Jesus percebe e com o coração comovido, procura reanimar os discípulos com a certeza da sua sempre presença no meio da comunidade. Peça ao Senhor, a graça colocar toda a sua confiança em Deus e em Jesus: “O Caminho, a Verdade e a Vida”.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 14, versículos 1 a 12:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho".
Tomé disse a Jesus:
"Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?"
Jesus respondeu:
"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".
Disse Felipe:
"Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"
Jesus respondeu:
"Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo,
não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai".

-“Não se perturbe o vosso coração”, o destino humano é o coração de Deus. A fé no ressuscitado promove na vida de cada um, na comunidade, a certeza da presença, da morada de Deus na humanidade. Jesus vive em plena unidade com o Pai, tudo o que faz é fruto da revelação da vontade de Deus. Seguir os passos de Jesus é não perder o rumo, mesmo em meio aos desafios e dificuldades, como Ele afirma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Agradeça ao Senhor pela presença do ressuscitado que revigora e transforma a vida, a sua vida, a vida da comunidade.

-O caminho percorrido, tem sido em sintonia com a proposta de Jesus? A postura diante da vida tem sido de desânimo ou marcada pelos valores cristãos amor, acolhimento e perdão...? A confiança e a fé tem sido sua força, testemunho para a vida da comunidade, na sociedade?

-“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Que na certeza de que o amor e o destino humano é coração de Deus, caminhemos firmes seguindo o ressuscitado: ‘Caminho, Verdade e Vida’ que orienta o rumo da nossa vida cristã pessoal e comunitária. Ouça a beleza da confiança da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen

“Apenas sei que caminho
Como quem é olhado, amado e conhecido.
E por isso em cada gesto ponho
Solenidade e risco”.

-Termine a sua oração, pedindo a Deus ajude você a viver seu batismo: a não desanimar diante dos tropeços e tristezas, a não calar diante das injustiças, a se deixar transformar pelo ressuscitado e andar no seguimento do “Caminho”, sendo sinal da sua presença libertadora que é alimento, de paz, justiça e amor na comunidade cristã e no mundo.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH