07 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Baixar áudio
- Hoje é 07 de junho, 6ª feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

- Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o evangelho nos mostra Jesus e outros dois homens crucificados no dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante aquele sábado, porque era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos para que os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas dos outros dois homens, mas não as de Jesus, porque viram que Ele já estava morto. Mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e dali saiu sangue e água. Abra também seu coração para acolher a Palavra do evangelho.

- Escuta o evangelho de João, capítulo 19, versículos de 31 a 37:

Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar
que os corpos ficassem na cruz durante o sábado,
porque aquele sábado era dia de festa solene.
Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados
e os tirasse da cruz.
Os soldados foram e quebraram as pernas de um
e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus.
Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto,
não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança,
e logo saiu sangue e água.
Aquele que viu, dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro;
e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis.
Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura,
que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos".
E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram".

- Do lado aberto de Jesus na cruz brotam sangue e água. Do coração misericordioso do Senhor jorram os sacramentos da Igreja: a Eucaristia e o Batismo, através dos quais o Ele perpetua sua presença e ação entre nós. Agora podemos beber dessa fonte de vida plena e de salvação com toda confiança e alegria, pois sabemos que as portas do Sagrado Coração de Jesus sempre estarão abertas para cada um de nós.

- Buscamos o coração amoroso de Jesus ou temos buscado outras fontes para saciar as sedes dos nossos corações?

-“um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água”, diz o evangelho de hoje. Somos impulsionados a reacender no coração a confiança no coração misericordioso de Jesus, que foi capaz de nos amar infinitamente. Vamos entregar a esse Sagrado Coração todas as realidades desafiadoras que vivemos, especialmente nesse tempo: as necessidades de nossas famílias e de nossas comunidades, os sofrimentos que afligem o coração das pessoas de tantas maneiras, pelo desemprego, pelo desamor, pela solidão, pelas condições de vida inadequadas, pelas doenças, pelas drogas e por tantos outros males que atingem a humanidade.

Sagrado Coração de Jesus, vinde em nosso auxílio, nós confiamos em Vós!

- Senhor, derrama sobre cada um de nós essa água viva que brota do teu Sagrado Coração. Que teu sangue derramado, fonte de infinita misericórdia, nos fortaleça no caminho de discipulado. Sabemos que o coração é a sede dos sentimentos e das decisões fundamentais e queremos aprender com teu Sagrado Coração a decidir sempre pelo amor e pelo serviço ao próximo, numa doação plena da vida pelo anúncio do Evangelho.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.