07 de dezembro, 2º Domingo do Advento

Baixar áudio
- Hoje é dia 07 de dezembro, 2º Domingo do Advento.

– O evangelho deste domingo nos revela que João Batista é o broto novo no velho tronco. Ele é o anúncio do novo que está prestes a brotar e ele mesmo começa por lançar água nas velhas raízes, anunciando a conversão do coração. Cultivar as raízes é fazer que, até os velhos troncos renunciem a morrer, mesmo que os cortemos, pois a vida das raízes encontrará novos brotos para continuar crescendo e vivendo. Serão vidas novas; serão troncos novos.

- Com o coração e ouvidos abertos, acolha com carinho o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo Terceiro, versículos 1 a 12.
“Naqueles dias, apresentou-se João Batista, no deserto da Judéia, proclamando: ‘Convertei-vos, pois, o Reino dos Céus está próximo’. É dele que falou o profeta Isaías: ‘Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele’. [...]. Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíam à sua procura e, confessando os seus pecados, eram por ele batizados no rio Jordão. Quando viu que muitos dentre os fariseus e os saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: ‘Víboras que sois, quem vos ensinou a fugir da ira que está para chegar? Produzi fruto que mostre vossa conversão. [...] O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo. Eu vos batizo com água, para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele traz a pá em sua mão e vai limpar sua eira: o trigo, ele o guardará no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga’.”
- João Batista pode ser duro em suas palavras, mas isso vem de sua própria experiência de vida no deserto e de sua fidelidade a Deus. Ele convida a uma mudança radical de vida. A acolhida de Deus, a acolhida do Reino exige que aprendamos a agir com honestidade e justiça, que produzamos bons frutos em nossa convivência familiar, profissional e social. Os fariseus e saduceus apoiavam-se numa falsa observância religiosa: muita aparência e pouca vivência. João Batista nos convida a uma verdadeira conversão que implica mudar o coração e as ações..

-Nestes tempos muitas vezes complicados como é revigorante ouvir uma mensagem clara e direta. Arrependa-se, resolva suas prioridades e faça um balanço de sua vida. Você está pronto para fazer isso? Está preparado para mudar, se necessário? Como você acolhe e anuncia a vinda do Deus Emanuel, Deus conosco?

- Contemple a pregação de João Batista, imagine-se participando daquela cena, escute-o: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo!”. Neste tempo do advento deixe Deus fazer morada em sua vida, deixe-se envolver pelo Amor que Ele tem por você. E que seu jeito de ser e de agir se converta em verdadeiro amor. Sempre podemos ser um pouco melhor do que somos. Diz o Salmo 71:

“Virá alguém depois de mim que é mais forte que eu;
não sou digno de servi-lo e desatar suas sandálias!
Este Rei defenderá os que são pobres,
E os filhos dos humildes salvará.
Com justiça ele governe o vosso povo,
Com equidade ele julgue os vossos pobres.
Nos seus dias a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra”.

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor... Fale com o Senhor sobre a sua missão de preparar os caminhos Dele no hoje de sua vida e da vida do mundo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!






Ícone Arquidiocese de BH