Você está em:

07 de abril, Domingo da Divina Misericórdia

Baixar áudio
- Hoje é dia 07 de abril, 2ª domingo na Oitava da Páscoa – Domingo da Divina Misericórdia.

- O Evangelho hoje, narra os encontros de Jesus, o Ressuscitado, com a comunidade dos discípulos. Colocando-se no meio deles, os saúda com a paz, mostra as mãos e o lado, os envia como continuadores da sua missão e, sopra sobre eles o Espírito Santo. Ausente na primeira vez, Tomé não crê no testemunho dos outros discípulos. Na segunda vez, está presente e, após ver, professa a fé em Jesus, o Ressuscitado. Peça ao Senhor o dom da fé, que ajude você, a amorosamente, buscar sempre alimentá-la, qualificá-la, testemunhá-la por meio da unidade com Ele e com a comunidade de fé.

-Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 20, versículos 19 a 31:
“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco".
Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse:
"A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio".
E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse:
"Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos".
Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois:
"Vimos o Senhor!".
Mas Tomé disse-lhes:
"Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos
e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".
Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse:
"A paz esteja convosco".
Depois disse a Tomé:
"Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel".
Tomé respondeu:
"Meu Senhor e meu Deus!"
Jesus lhe disse:
"Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"
Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.".

-Quantos elementos a narrativa de hoje nos convida a refletir! A comunidade cristã como lugar de experiência da presença do ressuscitado, é a fonte para que cada cristão seja portador da paz, do Espírito que capacita para a missão. Reconhecer as marcas dos pregos, é crer que O crucificado, é o Ressuscitado. E, Nele e Por Ele, assumir o compromisso com a vida nova, com a superação de toda situação de injustiça, violência, desamor... que causa a morte, por isso, impede a vida de florescer. Jesus que durante toda sua vida, tocou e transformou vidas, não hesita em convidar Tomé para tocar suas chagas. Ao ver as marcas, ele professa: “Meu Senhor e Meu Deus!” Reconhecer a presença do Ressuscitado que anima, envia e está vivo junto na missão para a qual chama a cada batizado, é ato de fé, é dom. Agradeça ao Senhor, pelo dom da fé, por acreditar em Jesus, o Cristo, o Filho de Deus.

-Você é capaz de identificar a presença de Jesus Cristo no miudinho do cotidiano da vida? Percebe as chagas que promovem as situações de morte em nossa sociedade? Tem assumido o compromisso de fé no ressuscitado, com ações fraternas, amorosas, e outras que promovem a vida, a paz, o respeito?

- Jesus disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". Pe. Adroaldo Palaoro nos convida a refletir:

“Páscoa é tocar e acompanhar Jesus nos chagados da vida.
Páscoa é também (ao mesmo tempo) sentir nas mãos e nos dedos, no coração e no olhar, o abraço de amor de todas as pessoas. Não há Páscoa de Jesus sem corpo-a-corpo de intimidade e proximidade, de homens e mulheres, de crianças e idosos, nos diversos tipos de encontro e comunhão, não para possuir mas para compartilhar, não para impor-se, mas para juntos abrir caminhos sempre novos de respeito e admiração. Assim nos toca Jesus, assim se deixa tocar por nós.”

-Termina sua oração fazendo uma memória agradecida por tantos que foram testemunhas de fé em sua vida. Peça ao Senhor que ajude você a ser uma amorosa e comprometida testemunha de fé no Ressuscitado e assim possa ser um toque de Deus, na vida de tantos que por você passar.

-"O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça. resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!










Ícone Arquidiocese de BH