Você está em:

06 de junho, 3ª feira, 9ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é 06 de junho, 3ª feira, 9ª Semana do Tempo Comum.

-Este é um momento singular em que o Pai deseja se comunicar com você. Acalme seu coração tanto quanto possível, pedindo o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra de Deus gere frutos em você.

- Escuta o evangelho de Marcos, capítulo 12, versículos de 13 a 17:

Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra.
Quando chegaram, disseram a Jesus: "Mestre, sabemos que tu és verdadeiro,
e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus.
Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?"
Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu:
"Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja".
Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou:
"De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?"
Eles responderam: "É de César".
Então Jesus disse: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".
E eles ficaram admirados com Jesus.

- Uma armadilha é preparada para Jesus. Por meio de bajulações os Fariseus e Herodianos arquitetam contra aquele a quem chamam de “Mestre” e perguntam: “é lícito pagar tributo a César ou não?” Caso Jesus negasse, seria acusado como rebelde incitando o povo a revoltar-se contra Roma. Se afirmasse que sim, demonstraria apoio aos Romanos e deste modo, estaria contra os Judeus. Jesus, porém, conhecendo o interesse maldoso de seus corações surpreende-os respondendo sabiamente: “Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” assim, Jesus assegura que basta devolver a cada um o que lhe é devido.

- Jesus fala sobre devolver “a Deus o que é de Deus”, lance o olhar sobre sua vida e note de modo concreto, o que você precisa devolver a Deus? São suas palavras? atitudes? seu tempo? Você tem de fato, direcionado a Deus seus projetos?

- "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". diz Jesus no evangelho. Jesus nos ensina sobre a acertada devolução que devemos fazer, aquilo que é de Deus deve ser “devolvido” e não “pago” mostrando por meio disso o gesto da gratuidade em nossa relação com Deus. A sábia resposta de Jesus surpreende os Fariseus e Herodianos. No evangelho de Mateus Jesus nos lembra:
“De graça recebestes, de graça deveis dar!”

-Termina sua oração dizendo ao Senhor aquilo que você gostaria de oferecer: suas alegrias, suas dores, suas inquietações... Peça também pela paz no mundo, no seu coração e na vida de sua família.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.









Ícone Arquidiocese de BH