06 de janeiro, sábado, Tempo de Natal antes da Epifania

Baixar áudio
- Hoje é dia 06 de janeiro, sábado do Tempo de Natal antes da Epifania.

- Marcos acentua o testemunho do Batista, destacando a sua humildade no anúncio daquele que viria depois dele, muito mais forte que ele. João era confundido com o Messias, mas sempre buscava elucidar que ele não era o Messias. Embora fosse tido como alguém austero e forte, mostrava que o Messias era muito mais forte do que ele. Tão forte e tão grandioso que ele, João, não se sentia digno de se abaixar e desamarrar suas sandálias. João se coloca mais humilde que os servos. Servir a Deus na Igreja, na comunidade, é servir na humildade, colocando-se a serviço de todos e todas. Peça ao Senhor que lhe dê a graça da humildade no serviço aos irmãos.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 1, versículos 7 a 11.

Naquele tempo,
João pregava, dizendo:
"Depois de mim virá alguém mais forte do que eu.
Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias.
Eu vos batizei com água,
mas ele vos batizará com o Espírito Santo".
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia,
e foi batizado por João no rio Jordão.
E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo,
e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
E do céu veio uma voz:
"Tu és o meu Filho amado,
em ti ponho meu bem-querer".

– Com Jesus somos batizados no Espírito Santo, afirma João. Ser batizado pelo Espírito Santo é tê-lo na nossa vida, é ser ungido por ele. Quem é ungido pelo Espírito Santo, procede como ele ensinou e tem a vida em si. Deus, mediante seu Filho, habita entre nós, apresenta a nós seu Filho amado em quem encontra agrado. Viver os ensinamentos de Cristo e professar nossa fé cristã é encontrar agrado diante do Pai, pois “Eu e o Pai somos um”, afirma Jesus. João proclama a iminência da salvação. Jesus batizará com o Espírito Santo da Verdade. O Espírito testemunha que Jesus é o Filho de Deus, aquele que nos deu e nos dá a vida eterna pela água do Batismo (Espírito Santo) e pelo sangue derramado na cruz. Converse com Deus sobre sua vida à luz do Espírito que recebera no Batismo.

– Você vive seu Batismo servindo os irmãos com humildade? À luz do Espírito Santo você caminha experienciando Jesus em sua vida? Você é dócil ao Espírito Santo de amor que te conduz ao serviço da justiça do Reinado do Senhor?

– “Eu vos batizei com água, ele vos batizará com o Espírito Santo”. O Espírito do Senhor ilumina e encoraja para que você seja fiel ao amor libertador de Jesus, construindo uma sociedade justa e solidária. Diz o poema: Felizes os que se deixam conduzir pelo Espírito, de Miguel Mesa Bouzas:

Felizes aqueles que reconhecem suas fragilidades e se deixam fortalecer pelo Espírito de Deus.
Felizes aqueles que vivem a novidade radical do Espírito, para não permanecer nunca ancorado no passado, mas viver a realidade do presente e estar abertos à surpresa do futuro.
Felizes aqueles que se deixam rejuvenescer pelo Espírito e deixam pendurados no cabide do esquecimento as velhas vestimentas cheias de remendo.
Felizes aqueles que se deixam fascinar e refrescar pela brisa do Espírito, aqueles que reconhecem nela a presença vivificante de Deus em suas vidas.
Felizes aqueles que vivem com um espírito de solidariedade, empenho, ternura, cuidado e consolo.
Felizes aqueles que não deixam que o Espírito fique aprisionado, aqueles que cada dia recriam as palavras e as intuições do Espírito, aqueles que se deixam habitar pela liberdade radical do Espírito.

– Termina sua oração agradecendo ao Senhor pelo Espírito Santo de Amor que te ilumina na trilha, no seguimento de Jesus que ensina o caminho da Verdade, da Vida que nos leva ao Pai, à plenitude da Vida em Comunhão de Amor.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A
SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.